Agosto Dourado: saiba como doar leite materno na Paraíba


Agosto Dourado: como e onde doar leite materno na Paraíba
Reprodução / Freepik
No Agosto Dourado, a doação de leite materno ganha destaque na Paraíba para garantir alimentação segura a bebês prematuros e de baixo peso.
Anualmente, são coletados cerca de 8 mil litros por 6.480 mulheres, e mais de 5.400 litros de leite pasteurizado chegam a 9 mil bebês internados, segundo a Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano.
A campanha, instituída pela Lei Federal n° 13.345/2017 e reforçada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), busca aumentar as taxas de aleitamento materno. A cor dourada, escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), simboliza o leite materno como um “alimento de ouro”.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 PB no WhatsApp
Nesta reportagem, o g1 reuniu informações sobre como doar leite materno, onde entregar, cuidados com armazenamento e os benefícios da doação.
Como doar leite materno na Paraíba
Qualquer mulher saudável que tenha excesso de leite pode doar, em qualquer fase da amamentação, explica Thaíse Ribeiro, diretora do Banco de Leite da Paraíba.
Não é necessário se deslocar até o hospital. Basta entrar em contato pelo WhatsApp (83) 99103-0059 ou pelo Instagram @bancodeleite.anitacabral. Uma equipe vai até a residência, orienta sobre a ordenha, fornece materiais e faz a coleta semanal do leite acumulado
Além disso, para ampliar a captação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, reforçou a rota de coleta do projeto Bombeiro Amigo do Peito, retomado na última terça-feira (12). O projeto também amplia a coleta domiciliar em bairros e municípios da Grande João Pessoa.
“Com a inauguração do Hospital da Mulher e a ampliação de leitos de UTI neonatal, mais bebês precisarão do leite doado, por isso a importância do aumento de viaturas coletoras”, ressalta a diretora.
Onde doar leite materno na Paraíba
A Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano possui seis bancos em João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Patos e Cajazeiras, além de 20 postos de coleta.
Confira os endereços:
João Pessoa: Banco de Leite do Hospital Anita Cabral, Av. Cruz das Armas, nº 1.581 – Cruz das Armas
Guarabira: Banco de Leite Humano Merijane Claudino da Silva, Rua Prefeito João Pimentel Filho, nº447 – Centro
Campina Grande: Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, Vila Nova da Rainha, nº147 – Centro
Patos: Banco de Leite Humano Dra. Vilani Kehrle, Rua Elias Asfora, s/n – Jardim Guanabara
Cajazeiras: Banco de Leite Humano Josefa Garcia Rolim, Rua Tabelião Antonio Holanda, s/n – Centro
Como armazenar leite materno
O leite materno deve ser armazenado imediatamente no freezer, mantendo a cadeia de frio e garantindo qualidade.
“É de suma importância a conservação do leite para que ele mantenha as características ideais para a oferta ao bebê prematuro”, explica Thaíse.
A coleta domiciliar permite que a doadora faça todo o processo sem precisar se deslocar.
Benefícios da doação para bebês e mães
Doar leite materno garante nutrição adequada e proteção imunológica a bebês prematuros e de baixo peso. Thaíse explica que:
“O leite materno doado, além de nutrir o bebê prematuro, favorece o desenvolvimento da saúde, protege contra infecções hospitalares, oferece anticorpos e contribui para o sistema imunológico da criança”.
A doação também auxilia mães que não conseguem amamentar diretamente: “Essas crianças são favorecidas com acesso ao leite humano, que confere mais saúde e garante o desenvolvimento pleno quando internas em instituições hospitalares”.
Além disso, o leite doado mantém o estoque nos hospitais, garantindo alimentação contínua para todos os bebês internados, inclusive filhos de mães com produção insuficiente.
*Sob supervisão de Iara Alves.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.