
Atrasos e erros nas entregas dos Correios geram queixas entre consumidores
Moradores de Ribeirão Preto (SP) têm relatado dificuldades para receber encomendas enviadas pelos Correios. Entre as reclamações mais comuns estão atrasos na entrega, extravio de pacotes, problemas no rastreamento e falhas na comunicação com o atendimento ao cliente.
Segundo levantamento de um site de reclamações, de 1º de fevereiro a 31 de julho deste ano, foram registradas 64.097 reclamações contra a estatal em todo o país. Só em 2025, mais de 16,5 mil dessas queixas foram por atraso na entrega.
Em maio, o problema se agravou: a média mensal de duas mil reclamações, registrada entre janeiro e abril, saltou para mais de 7,8 mil até o dia 21 daquele mês.
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O atraso na entrega lidera o ranking de problemas relatados desde o início do ano. Mas há também registros sobre encomendas que não chegaram ao destino, status de entrega que não é atualizado, produtos enviados para o endereço errado e insatisfação com a qualidade geral do serviço.
Outro ponto recorrente é a dificuldade para falar com atendentes. Consumidores relatam que as ligações demoram a ser atendidas, caem antes da conclusão ou que a central de atendimento presencial não fornece todas as respostas necessárias, orientando o cliente a recorrer à ouvidoria.
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A jornalista Patrícia Cunha, de Ribeirão Preto, aguardava a entrega de um medicamento que deveria ter chegado no sábado (9). Segundo ela, o sistema de rastreamento indicava que houve três tentativas de entrega, todas sem ninguém no local para receber, mas ela afirma que a informação não procede.
“Por uma infelicidade deles, eu estava sentada na mesa almoçando no horário que eles falaram que tinham ido entregar. Foi mais infeliz ainda, porque eu tenho câmeras, então fui olhar e não tinha a presença de ninguém ali”.
Jornalista Patrícia Cunha, de Ribeirão Preto (SP), explica que o sistema de rastreamento dos Correios indica que houve três tentativas de entrega, todas sem ninguém no local para receber. Ela afirma que a informação não procede
Marcelo Moraes | EPTV
Diante da situação, Patrícia procurou a unidade central dos Correios, mas foi orientada a ligar para a ouvidoria.
“Tentei durante dois dias falar com o SAC, porque a central de Ribeirão não tem mais telefone como tinha. Fiquei mais de 25 minutos em uma ligação que caiu. Tentei novamente e, quando atendem, eles dizem que também estão limitados e encaminham para a ouvidoria”.
À EPTV, afiliada da TV Globo, os Correios informaram, por meio de nota, que a distribuição postal em todos os bairros de Ribeirão Preto está ocorrendo normalmente.
“O caso específico abordado na reportagem demonstra erro no preenchimento do Código de Endereçamento Postal (CEP) do destinatário por parte do remetente no momento da postagem. Como o CEP escrito de maneira equivocada representa um código existente atribuído a uma localidade, os Correios deram andamento à entrega. Porém, por ausência do destinatário nas três tentativas de entrega, o objeto não pode ser entregue”.
Segundo os Correios, nesta situação, por regra, o objeto é devolvido ao remetente, mas como havia registro de manifestação da cliente a entrega foi, finalmente, feita na quinta-feira (14).
Patrícia discorda da resposta da estatal e disse que, apenas após a reportagem da EPTV ir ao ar, foi procurada por um superior que tentou justificar o caso.
“Estão tentando se safar da responsabilidade deles, pois, de fato, não estiveram aqui nas três oportunidades. Apenas depois da reportagem, um superior dos carteiros passou ontem aqui e quis dar mais justificativas. Minha casa é de esquina, mas a entrada para todos os efeitos é no CEP informado e no CEP oficial. Como é uma casa de esquina, eu tenho outra entrada, por onde recebo pessoas e amigos. Essa entrada não é registrada na prefeitura para entrega dos Correios”.
Situação financeira da estatal
As queixas crescem em meio a um cenário financeiro delicado para os Correios. Em 2024, a estatal fechou o ano com prejuízo superior a R$ 2,5 bilhões.
Em maio deste ano, a empresa anunciou medidas para reduzir em 12% os custos operacionais até dezembro, em uma tentativa de reverter o resultado negativo.
O plano inclui cortes em despesas administrativas, reestruturação de processos internos e otimização das rotas de transporte. A estatal afirma que as mudanças não devem comprometer a qualidade do serviço, mas consumidores relatam que os problemas têm se intensificado nos últimos meses.
Consumidores de Ribeirão Preto (SP) enfrentam problemas com entregas dos Correios
Marcelo Moraes | EPTV
Impacto para o consumidor
Segundo o advogado Feres Najm, especialista em direito do consumidor, atrasos e extravios podem causar prejuízos financeiros diretos, como a perda do produto ou a necessidade de refazer uma compra, e indiretos, como a quebra de compromissos ou atrasos na prestação de serviços.
O especialista explica que tanto os Correios quanto a empresa que vendeu o produto podem ser responsabilizados.
“Em um primeiro momento, o consumidor deve registrar a reclamação junto ao local da compra e ao transportador, que nesse caso é os Correios. Se não houver solução, pode procurar um órgão de defesa do consumidor, seja municipal, estadual, ou a plataforma nacional do consumidor”.
Najm ressalta ainda que é fundamental guardar provas.
“Tem que juntar pedido, número de rastreio, nota fiscal, todos os contatos e protocolos feitos, e apresentar junto às reclamações para buscar seus direitos.
Consumidores de Ribeirão Preto (SP) enfrentam problemas com entregas dos Correios
Marcelo Moraes | EPTV
Canais de reclamação
Em caso de problemas com encomendas, o advogado recomenda:
Registrar a ocorrência junto à loja onde foi feita a compra e aos Correios
Guardar documentos e registros de contato
Acionar órgãos de defesa do consumidor ou a plataforma consumidor.gov.br
“O cliente tem que juntar número do pedido, comprovação de rastreio, nota fiscal emitida, todos os contatos e protocolos que a pessoa fez perante aquele consumidor e aí junto das reclamações, ele pode buscar seus direitos para que uma solução seja feita”.
*Sob a supervisão de Flávia Santucci
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