Vc viu? Avião de pequeno porte cai nos Lençóis Maranhenses e mata duas pessoas, homem que abandonou idoso em SL é irmão da vítima e outras notícias da semana no g1 MA


Confira o resumo completo das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana de 10 a 16 de agosto.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do MA em tempo real e de graça
Domingo (10)
Bruna Emanoely, de 23 anos, e Manoel Victor Britto, de 43, morreram na queda de um avião de pequeno porte, nesse sábado (9), no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Divulgação/ Redes Sociais
Duas pessoas morreram na queda de um avião de pequeno porte, do tipo anfíbia, no último sábado (9), no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, na região do município de Santo Amaro do Maranhão, a cerca de 251 km de São Luís.
As vítimas foram identificadas como Manoel Victor Britto, de 43 anos, piloto da aeronave, e Bruna Emanoely Silva Pereira, médica veterinária, de 23 anos. Segundo as primeiras informações, o avião transportava apenas os dois ocupantes, que foram encontrados mortos no local.
🛩️O que é uma aeronave anfíbia? Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), uma aeronave anfíbia é capaz de operar tanto em superfícies sólidas quanto aquáticas. O modelo permite pousos e decolagens em pistas convencionais e em hidropistas, como lagos e mares.
De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião – modelo SUPER PETREL LS, ano de fabricação 2012, classe anfíbio e de um motor convencional – pertence ao deputado estadual Francisco Nagib Buzar de Oliveira (PSB), filho do atual prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT).
Ainda não há confirmação oficial sobre as causas do acidente. A área foi isolada para trabalho das equipes de resgate e para o início das investigações.
O g1 solicitou posicionamento ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) sobre as possíveis causas do acidente e aguarda retorno.
Em nota divulgada nas redes sociais, o deputado Francisco Nagib lamentou o ocorrido e prestou solidariedade às famílias das vítimas.
“Eu e minha família estamos muito tristes e abalados com o trágico acidente envolvendo uma aeronave de minha propriedade, ocorrido neste sábado,9, no município de Santo Amaro.
Infelizmente, o acidente resultou na morte de duas pessoas. Manifesto meus mais profundo sentimento de pesar às famílias das vítimas, em especial à família Britto, pela perda irreparável de seu filho, Victor Manoel Britto.
Manoel era um amigo muito próximo que a aviação me presenteou. Um jovem cheio de vida, apaixonado, com tantos sonhos pela frente. Sua partida tão precoce nos deixa um vazio imenso e uma dor difícil de expressar em palavras.
Lamento profundamente este trágico acidente e me solidarizo com as famílias e amigos, rogando a Deus que os conforte e fortaleça seus corações neste momento tão doloroso”.
Segunda-feira (11)
Imagens mostram o avião de pequeno porte que caiu no último sábado (9) no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Reprodução/TV Mirante
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informou que abriu uma investigação para esclarecer as causas da queda do avião monomotor Super Petrel LS, que matou o piloto e a passageira no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, em Santo Amaro.
O acidente aconteceu no último sábado (9), durante um voo que saiu de Santa Inês (MA) e que terminaria em São Luís. Até o momento, não há indícios que apontem o que teria causado o acidente.
De acordo com o CENIPA, profissionais foram enviados ao local do acidente, próximo da Lagoa das Pedras, para a coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.
“A conclusão dessa investigação ocorrerá no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes. Quando concluído, o Relatório Final será publicado no site do CENIPA, acessível a toda a sociedade”, afirmou o CENIPA.
As vítimas do acidente foram identificadas como Manoel Victor Britto, de 43 anos, piloto da aeronave; e Bruna Emanoely Silva Pereira, médica veterinária, de 23 anos. O avião transportava apenas os dois ocupantes.
Manoel , natural de São Luís, era conhecido por ser apaixonado pela aviação. Já Bruna trabalhava em uma empresa privada voltada ao atendimento de produtores rurais e pegou uma ‘carona’ com Manoel porque queria passar o Dia dos Pais com o pai, em São Luís.
Avião estava regular
De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o avião foi fabricado em 2012 e pertencia ao deputado estadual Francisco Nagib (PSB), filho do atual prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT). O avião estava em situação regular de voo, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Segundo a assessoria do deputado, por volta das 8h de sábado (9), a aeronave saiu da cidade de Santa Inês em direção aos Lençóis Maranhenses, onde o piloto e a médica veterinária fariam um sobrevoo antes de seguir para São Luís.
Terça-feira (18)
Homem que abandonou idoso na rua é irmão da vítima
O homem que aparece em imagens de câmeras de segurança abandonando um idoso em uma calçada, no Mercado Central de São Luís, na última sexta-feira (8), é irmão da vítima. Segundo a Polícia Civil do Maranhão, Romão Duarte Brito, de 77 anos, foi abandonado após uma briga familiar.
“Ocorreu um desentendimento familiar, cujo motivo a gente não pode declinar no momento. Mas foi em virtude de um conflito familiar, de um desentendimento familiar”, afirmou o delegado Marcos Wallace Pereira, que é superintendente de Polícia Civil da Capital.
Ainda de acordo com as investigações, a idosa que aparece sendo levada na carroceria do carro em que Romão estava antes de ser abandonado é cunhada da vítima. A polícia investiga se ela também teria participação no abandono do idoso.
Na segunda-feira (11), o condutor do veículo se apresentou na Delegacia do Idoso, em São Luís. O homem prestou depoimento e foi liberado. Ele alegou que não sabia que a vítima seria abandonada e que tinha apenas dado uma carona para as três pessoas até o Centro da cidade.
Agora a Polícia Civil espera que o irmão da vítima também se apresente na delegacia.
O idoso está recebendo cuidados no Centro de Atenção Integral ao Idoso (CAISI), uma casa de acolhimento da Prefeitura de São Luís.
De acordo com a Defensoria Pública do Maranhão (DPE-MA), Romão Duarte é natural da cidade de Alcântara, na região metropolitana de São Luís, onde a família dele também mora. Mas, nenhum parente apareceu até o momento para buscá-lo.
A Defensoria também confirmou que o idoso, antes de ser abandonado, esteve internado em um hospital de São Luís. O órgão está em busca de informações sobre em qual unidade Romão Duarte deu entrada e para quem ele foi entregue quando recebeu alta.
Golfinho é encontrado morto em São Luís
Um golfinho foi encontrado morto por banhistas na Praia do Calhau, em São Luís, na segunda-feira (11). O caso foi registrado em vídeo e compartilhado nas redes sociais. Nas imagens, o animal aparece boiando na água e, em seguida, já sem vida na areia da praia.
De acordo com o relato de quem filmou o vídeo, o corpo do animal apresentava forte odor e não havia ninguém por perto no momento da gravação. Ainda não há confirmação oficial sobre a causa da morte.
Especialistas ouvidos pela equipe da TV Mirante, explicam que o encalhe de golfinhos pode estar relacionado a diversas causas, como o envelhecimento natural, a poluição marinha, a ingestão de resíduos plásticos ou ferimentos causados por hélices de embarcações. Interações negativas com atividades humanas, como a pesca, também são consideradas possíveis fatores.
“Ainda é cedo para determinar a causa, pois o caso é muito recente. Mas nos últimos anos, o número de encalhes registrados tem aumentado em todo o Brasil. Isso se deve, em parte, à facilidade com que hoje as pessoas conseguem filmar e divulgar esses casos pelas redes sociais”, afirma o biólogo Jorge Nunes.
Não há informações se a carcaça do golfinho foi removida por alguma equipe ou se foi arrastada de volta ao mar pela maré.
Em nota, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) informou que uma equipe técnica foi enviada ao local e está apurando o caso, além de realizar um levantamento detalhado da situação.
Quarta-feira (19)
Forte neblina é registrada em Santa Inês na manhã desta quarta-feira
A cidade de Santa Inês, localizada a 252 km de São Luís, registrou na manhã desta quarta-feira (13) temperatura de 24 °C e forte neblina, reduzindo a visibilidade e exigindo maior atenção de motoristas e pedestres.
O fenômeno, segundo o ClimaTempo, ocorre quando há condensação da umidade do ar em forma de vapor. Para que o chamado “tapete de nuvem no chão” se forme, é necessário que três condições estejam alinhadas: alta umidade, pouco vento e céu limpo durante a noite.
Imagens captadas pela equipe do Bom Dia Mirante mostram a Avenida Castelo Branco, no centro da cidade, encoberta pelo fenômeno. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas nesta quarta-feira em Santa Inês variam entre 23 °C e 33 °C.
Avenida Castelo Branco com baixa visibilidade.
Reprodução/TV Mirante
Quinta-feira (14)
Deputada federal Roseana Sarney anuncia novo diagnóstico de câncer de mama
A deputada federal e ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, anunciou que foi diagnosticada com câncer de mama. O anúncio foi feito na quinta-feira (14), pelas redes sociais.
“A vida nos traz surpresas que precisamos enfrentar. Conto com a oração de todos vocês e tenho certeza que vamos vencer essa luta”, disse Roseana nas redes sociais.
Roseana Sarney informou que a descoberta aconteceu durante a realização de exames de rotina e que passará por cirurgia nos próximos dias. Ela não divulgou detalhes sobre o estágio da doença nem o local onde será realizado o procedimento.
A deputada já enfrentou outros episódios relacionados à doença ao longo dos anos. Em 1998, durante a campanha para reeleição ao governo do estado, ela foi diagnosticada com câncer e submetida a quatro cirurgias: remoção de um nódulo no pulmão, retirada de tumor na mama, histerectomia (remoção do útero e ovários) e retirada de nódulos intestinais. O procedimento, conduzido pelo médico Raul Cutait, durou cerca de oito horas.
Em 2002, durante a campanha presidencial, Roseana foi novamente diagnosticada com câncer nos seios e passou por cirurgia para retirada de nódulos em ambas as mamas. Até 2016, ela acumulava 23 cirurgias, entre retiradas de tumores benignos e malignos, sendo a primeira realizada aos 19 anos.
Roseana Sarney
Divulgação
Sexta-feira (15)
Policiais Bruno Rafael e Raifran de Sousa foram condenados por matar a jovem Karina Brito, em Balsas
Reprodução/TV Mirante
O Tribunal do Júri condenou, nesta sexta-feira (15), os policiais militares Bruno Rafael Moraes e Raifran de Sousa Almeida a 14 anos de prisão, em regime fechado, pelo assassinato de Karina Brito Ferreira e tentativa de homicídio da irmã, Kamila Brito.
O crime aconteceu em Balsas, na Região Sul do Maranhão, e a decisão saiu por volta das 2h, durante intenso debate. Ainda é passível de recurso, mas os réus deverão começar a cumprir a pena.
O caso aconteceu em dezembro de 2016, quando Karina foi confundida com assaltantes de banco, perseguida no trânsito, e morta com vários tiros. A irmã de Karina, Kamila Brito, também foi atingida, mas sobreviveu.
Os PMS envolvidos no caso, Bruno e Raifran alegaram a negativa de autoria, mas o júri entendeu que os policiais assumiram o risco de matar as jovens e ambos foram sentenciados por homicídio doloso – quando há intenção de matar.
Na época, os policiais integravam o COSAR (Comando de Operações de Sobrevivência em Área Rural) e participavam de uma operação conjunta para prender criminosos que tentaram assaltar a agência do Banco do Brasil em Fortaleza dos Nogueiras, horas antes. Segundo a denúncia do Ministério Público, durante a ação, os militares confundiram o carro onde estavam Karina e Kamila Brito com o veículo de integrantes da quadrilha.
Elas retornavam de um velório quando passaram a ser perseguidas por mais de dois quilômetros, por um veículo da polícia que estava descaracterizado. O automóvel das irmãs recebeu 17 disparos. Karina, que estava no banco do passageiro, morreu na hora. Kamila, que dirigia o veículo, foi atingida no braço.
Durante as investigações, Kamila relatou que a viatura utilizada pelos policiais era descaracterizada e que tentou fugir porque temia se tratar de um assalto. No julgamento, realizado nesta quinta-feira (14), ela confirmou a versão e reforçou que não houve qualquer reação por parte delas durante a perseguição.
Policiais militares são condenados a 14 anos de prisão pela morte de jovem em Balsas
Sábado (16)
Carro-forte é explodido por criminosos na BR-010, no Maranhão
Um carro-forte da empresa Prosegur foi alvo de uma explosão criminosa na noite desta sexta-feira (15), na BR-010, entre os municípios de Carolina e Estreito, próximo ao balneário de Pedra Caída, na Região Sul do Maranhão. A rodovia ficou interditada.
Segundo a polícia, o ataque ocorreu por volta das 21h30. Imagens feitas por um caminhoneiro mostraram o carro parado no meio da pista, com os seguranças ao lado, logo após a ação (veja acima).
Testemunhas relataram ainda que os criminosos estavam fortemente armados e dispararam diversas vezes antes de usarem explosivos para arrombar o veículo. Apesar da violência, nenhum dos vigilantes ficou ferido.
Durante as buscas, houve suspeita de que passageiros de um ônibus teriam sido feitos reféns, mas, após a abordagem e vistoria realizada pela Polícia Militar, essa possibilidade foi descartada.
A polícia diz ainda que a área possui muitas rotas de fuga, o que dificulta a captura dos criminosos. O policiamento da região foi reforçado com apoio de equipes de Imperatriz, Riachão e Estreito.
O carro-forte havia saído de Balsas com destino a Imperatriz. Até o momento, ninguém foi preso e a quantia transportada não foi divulgada pela empresa.
A polícia suspeita que a explosão do carro-forte tenha relação com o assalto à agência do Bradesco registrado em maio deste ano. Na ocasião, um bando invadiu a cidade, fez reféns, explodiu caixas eletrônicos e incendiou um carro durante a fuga.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.