
Crédito: Divulgação
A Banda Sinfônica de Poços de Caldas foi premiada pelo Edital Raízes de Minas, promovido pelo Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A iniciativa destinou ao grupo o valor de R$ 30 mil, como forma de reconhecimento à sua trajetória artística e cultural consolidada no estado.
“O reconhecimento valoriza não apenas a excelência musical da Banda Sinfônica, mas também sua contribuição para a formação artística e para a democratização do acesso à cultura. Com o reconhecimento do edital Raízes de Minas, o grupo reafirma seu compromisso de levar a música a cada vez mais pessoas”, afirma o maestro Juliano Marques Barreto.
A inscrição vencedora destacou o portfólio diversificado e de altíssimo nível da banda, cuja versatilidade abrange desde grandes obras da música erudita até arranjos de trilhas de filmes e clássicos do rock, dialogando com diferentes públicos. A proposta foi elaborada e inscrita pelo jornalista e produtor cultural Juliano Procopio Ramos Silva, em parceria com Juliano Barreto e Tom Zé Bortoloto.
Banda Sinfônica
Criada em 2012, no Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani, a Banda Sinfônica de Poços de Caldas é hoje uma referência no cenário musical mineiro. Composta por mais de 40 integrantes – entre professores, alunos e músicos convidados – o grupo é regido pelo maestro Juliano Marques Barreto e se tornou um projeto único na região, ao unir a promoção, valorização e divulgação da música erudita e de concerto com a formação de seus instrumentistas.
Ao longo de sua trajetória, a banda conquistou reconhecimento em importantes palcos do Brasil, tendo se apresentado na prestigiada Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, e em estados como São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de ter levado o nome de Poços de Caldas a Aceguá, no Uruguai.
A Banda Sinfônica também já realizou apresentações em escolas, hospitais, asilos e praças públicas, tornando a música de concerto acessível a comunidades que muitas vezes não têm contato com esse tipo de experiência cultural. O grupo ainda acompanhou artistas consagrados, como o maestro João Carlos Martins e o baixo-barítono Orival Bento Gonçalves.
Por meio da realização de concertos beneficentes, a banda contribuiu para a arrecadação de mais de 7 toneladas de alimentos, destinados a instituições da cidade. Além disso, durante a pandemia de Covid-19, que impôs uma série de restrições, especialmente ao setor cultural, o grupo se manteve unido, divulgando um vídeo que “viralizou” na internet e espalhou uma mensagem de fé e união.