Siamesa de SP que foi separada em Goiânia passa por cirurgia e está na UTI


Aruna Rodrigues no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente, em Goiânia
Reprodução/Instagram de Kiraz e Aruna
A siamesa Aruna Rodrigues, que foi separada da irmã gêmea Kiraz em Goiânia, passou por uma nova cirurgia e está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), segundo o médico Zacharias Calil.
“Ela apresentou um quadro grave e complexo de inflamação e aderências ao nível dos intestinos, foram 6 horas de cirurgia. Um procedimento muito difícil com perda de sangue”, explicou o cirurgião.
O novo procedimento foi realizado na sexta-feira (15). Em nota, o Hecad informou que Aruna “possui estado geral grave e respira com ajuda de aparelhos” (leia a nota completa ao final do texto).
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O pai da pequena, Alessandro Rodrigues, disse que a cirurgia foi realizada para o fechamento de uma fístula e que a filha está se recuperando. “Ela tinha cinco fístulas, porém uma com um vazamento maior na região onde faltou pele para cobrir a cirurgia de separação”, explicou.
Aruna e Kiraz vieram de São Paulo junto com os pais para a realização do procedimento. As duas eram unidas pelo tórax, abdômen e bacia, e passaram por uma cirurgia de 19 horas no dia 10 de maio.
O pai informou que Aruna está precisando de doações de sangue A- ou O+. As doações podem ser realizadas no Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia (Ingoh), informando o nome da paciente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Nos finais de semana, a unidade funciona das 8h às 12h.
Cirurgia de separação
Gêmeas passam por cirurgia de separação, em Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
A separação foi iniciada na manhã de sábado de 10 de maio e terminou às 4h20 da madrugada do dia seguinte. O procedimento contou com a participação de 16 especialistas e com uma equipe multidisciplinar de 50 profissionais, segundo o Hecad.
O médico goiano, Zacharias Calil, chegou ao seu 23° procedimento de separação de gêmeos siameses e o 2º no Hecad.
Zacharias considerou o procedimento muito complexo e destacou que somente a retirada da terceira perna durou cerca de três horas. Em entrevista à TV Anhanguera, o cirurgião pontuou a parte mais complexa do procedimento.
“A maior preocupação que eu tive foi em relação à parte do tórax. Nós tivemos que dividir aquela membrana do coração, e quando você abre, expõe os dois corações”, disse.
LEIA TAMBÉM:
Siamesas separadas em Goiânia têm febre alta e estão entubadas na UTI após cirurgia de 19 horas, diz médico
Siamesa de São Paulo que passou por separação em Goiás teve morte encefálica, diz hospital
Mãe de siamesa de São Paulo que morreu após cirurgia de separação em Goiás desabafa: ‘Saudade demais’
Morte de Kiraz
Kiraz foi separada da irmã Aruna após viajarem de São Paulo para Goiás
Reprodução/Instagram de Kiraz e Aruna
No dia 20 de maio, a morte encefálica de Kiraz foi confirmada pelo hospital, apesar de todos os esforços clínicos. Ela estava internada na UTI desde o término do procedimento, recebendo cuidados intensivos de uma equipe médica e multiprofissional.
Histórico
Siamesas Kiraz e Aruna, unidas pelo abdômen e bacia, passam por consulta em Goiânia, Goiás
Reprodução/Gabriel Botelho
As crianças são naturais de Igaraçu do Tietê, em São Paulo. Segundo o Hecad, o processo cirúrgico contou com mais de um ano de planejamento. As irmãs foram acompanhadas desde os primeiros meses por Zacharias Calil.
Além do procedimento, as gêmeas passaram por consultas quinzenais em abril e visitas semanais ao hospital para que o crescimento das duas fosse acompanhado, além do esquema vacinal, para garantir a imunidade das irmãs.
Segundo o especialista, as gêmeas eram unidas pelo osso ísquio e possuíam três pernas e compartilhavam a bacia, abdômen e tórax, além de diversos órgãos, sendo classificadas como esquiópagas triplas, um caso especialmente complexo.
Nota do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente
Em resposta à solicitação, o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) informa que a paciente está internada na UTI da unidade, possui estado geral grave e respira com ajuda de aparelhos.
Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad/SES-GO)
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.