Prefeitura de Piracicaba suspende estudo de parque linear que reduziria enchentes no Piracicamirim


Prefeitura homologa licitação para criação do Parque Linear no Ribeirão Piracicamirim, com foco na redução de enchentes
CCS/Prefeitura de Piracicaba
A atual gestão da prefeitura de Piracicaba (SP) suspendeu o projeto para a criação do Parque Linear no Ribeirão Piracicamirim, área destinada à preservação ambiental e lazer ao longo do percurso urbano do córrego (saiba mais abaixo). A informação foi confirmada a pedido do g1.
A prefeitura publicou informou que assinou o contrato de elaboração de plano para criação do parque em outubro de 2024, no valor de R$ 1.039.087,53, mas ele foi paralisado com a troca gestão em 2025.
“Foi paralisado por decisão da nova gestão por motivos técnicos e situações de não atendimento ao almejado em termos ambientais e de drenagem”, informa a Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos ao g1.
Baixe o app do g1 para ver notícias de Piracicaba e região em tempo real e de graça
Importância do estudo
Lígia Duarte, arquiteta e urbanista que trabalhou para a administração municipal há alguns anos, explicou que o estudo, que foi contratado e suspenso, é a base para a criação do projeto do parque.
“Para fazer um parque linear tem que fazer um estudo da área. Topografia da área, tipo de solo, se existe alguma vegetação que precisa ser preservada, qual é o tipo dessa vegetação, como está a qualidade da água em cada ponto desse córrego, se existem áreas de enchente ou não. Tudo isso é apontado nesse tipo de estudo. É um levantamento grande. Depois se chega ao projeto”, afirma a arquiteta e urbanista.
Área de Preservação Permanente às margens do Rio Piracicaba
Wesley Almeida/ EPTV
Parque linear e benefícios
O parque linear foi anunciado com intuito de reduzir enchentes nos pontos em que o ribeirão passa, preservar o manancial, melhorar o microclima dos bairros próximos e criar espaços de lazer e convivência.
“São parques às margens dos ribeirões da cidade para preservar o ribeirão e suas nascentes. Em alguns lugares, a margem é aumentada para ter áreas de lazer. Isso também melhora o clima, a qualidade do ar e a preservação das águas”, explica a arquiteta e urbanista.
A arquiteta lembra que as margens de córregos e rios são Áreas de Preservação Permanente (APP) e que a implantação de parques lineares auxilia na criação e manutenção dessas áreas, que muitas vezes não existem.
Os parques lineares ainda interligam diversos pedaços remanescentes de florestas e contribuem para a preservação da fauna local.
Novo estudo sem data
A prefeitura informou que realiza um novo estudo de macrodrenagem para a bacia do Piracicamirim e que um edital deve ser publicado em breve.
Sobre o Ribeirão do Piracicamirim
O ribeirão do Piracicamirim, também conhecido como ‘Pisca’, nasce na zona rural e atravessa o município piracicabano com destino ao Rio Piracicaba.
Por conta da ocupação urbana, o córrego é conhecido por extravasar durante épocas de chuvas em bairros como Morumbi, Maracanã e Bosque da Água Branca.
Desassoreamento do ribeirão Piracicabamirim
Divulgação/ Prefeitura de Piracicaba
Veja também
Efeitos da estiagem: com pedras aparentes, Rio Piracicaba tem menor nível e vazão em 5 anos; veja cenário
Nível do Rio Piracicaba registra menor medição em 5 anos
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Piracicaba.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.