8º Festival Indígena da Aldeia Braço Grande celebra resistência viva do povo Arapiun

Festival indígena da Aldeia Braço Grande
A partir desta sexta-feira (22) até domingo (24), a aldeia Braço Grande, localizada na região do Rio Arapiuns, em Santarém, oeste do Pará, será palco do 8º Festival Indígena da Aldeia Braço, que tem como tema: Entre o rio e a floresta: A resistência viva do povo Arapiun.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A aldeia fica distante da sede do município de Santarém cerca de 7 horas de barco. Após a chegada da embarcação, são percorridos mais 14km de carro até o local da programação do festival, que este ano contará com diversas atividades, entre elas: oficinas de grafismo, jogos indígenas, corrida com tora, dança indígena e carimbó.
Nos jogos, serão distribuídos R$ 10 mil em prêmios para os 3 primeiros colocados de cada modalidade.
O Festival Indígena da Aldeia Braço Grande é um evento que celebra e valoriza a cultura do povo Arapiun, com foco na ancestralidade e diversidade cultural por meio de oficinas, apresentações de danças e outras atividades.
O festival é um espaço de resistência cultural e ancestral, onde os povos indígenas buscam preservar suas tradições e lutar contra projetos que ameaçam seus territórios.
O evento também promove o intercâmbio de saberes entre povos indígenas e não-indígenas, proporcionando uma experiência imersiva de valorização do conhecimento ancestral e da luta em defesa do meio ambiente.
O festival busca ainda conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação das particularidades culturais dos povos indígenas e suas demandas.
Interessados em participar da programação do festival têm a opção de embarcar em Santarém na noite desta sexta-feira, às 21h, rumo à aldeia Braço Grande. O ponto de encontro será na orla em frente ao Mercadão 2000.
Na aldeia, haverá atrações musicais para animar as noites do festival. A programação inicia às 14h de sexta, com jogos indígenas, mas a abertura oficial com ritual será às 19h.
No sábado (23), as atividades começam às 09h com atividades esportivas. Às 18h, haverá ritual de abertura da segunda noite; às 19h30 – apresentação e disputa das cunhãs, danças indígenas e carimbó; à meia-noite, apresentação da banda Caldo de Piranha, seguida da cantora Duda Sarmento.
Domingo (24), às 09h, ritual de agradecimento e encerramento do festival indígena; às 10h, retorno para as aldeias e Santarém.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.