
IFTO, câmpus Palmas
Divulgação/IFTO
O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) não fará mais vestibular para os cursos de graduação. A instituição informou que a seleção de alunos será feita utilizando exclusivamente as notas do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato) ou pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Conforme o Instituto, as vagas disponíveis serão oferecidas por meio do Acesso IFTO, seletivo que utiliza as notas de desempenho do Exato.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
O Exato é um exame criado para ampliar as chances de acesso ao ensino superior no Tocantins. Com apenas uma prova, o estudante pode disputar vagas em diferentes instituições, pois a nota pode ser usada nos processos seletivos do IFTO, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).
Exato com inscrições abertas
As inscrições para o Exato referente ao primeiro semestre de 2026 estão abertas até 10 de setembro. A taxa é de R$ 70 e pode ser paga até 11 de setembro. A prova está marcada para o dia 19 de outubro e o resultado final previsto para o dia 18 de novembro.
Clique aqui e veja o edital
LEIA TAMBÉM
Inscrições para a segunda edição do Exato 2025 começam nesta quinta-feira (7); veja como participar
Edital da segunda edição do Exato 2025 é publicado e inscrições começam no dia 7 de agosto; confira
UFT abre edital de extravestibular com 847 vagas e quatro modalidades de ingresso; veja como concorrer
Para facilitar a participação de estudantes de várias regiões, a prova será aplicada em 14 cidades do Tocantins: Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Miracema, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis.
VEJA TAMBÉM: Estudantes do ensino médio aprendem sobre o potencial mineral do Tocantins
Estudantes do ensino médio aprendem sobre o potencial mineral do Tocantins
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.