Conheça padres que usam as redes sociais para se aproximarem de seguidores no interior de SP


Padres usam redes sociais para se aproximar de fiéis após pandemia
Durante o isolamento da pandemia de Covid-19, a obrigatoriedade de permanecer em casa fez com que as pessoas utilizassem a internet como lugar de interações, vendas e trocas. Com o enfoque no ambiente digital, a chamada criação de conteúdo foi impulsionada e consolidou os influenciadores digitais como uma verdadeira profissão.
Os nichos são variados: beleza, lifestyle, vida fitness, moda, educação, saúde e até o universo religioso encontraram espaço e um grande público nas redes. No interior de São Paulo, padres já têm usado plataformas digitais para se aproximar dos fiéis e levar mensagens de fé de um jeito diferente e atual.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
‘Extensão da igreja’
Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Jaú (SP), o padre Anderson Cardoso transformou as redes sociais em uma extensão da Igreja.
Nascido na cidade, ele voltou para a terra natal em 2020, em plena pandemia, quando os cultos presenciais estavam suspensos. Foi nesse contexto que descobriu que as redes sociais poderiam ser um novo local para fazer a evangelização.
Padre Anderson Cardoso transformou as redes sociais em uma extensão da Igreja
Reprodução/TV TEM
Com experiência em rádio e TV católicas, o padre encontrou facilidade em se comunicar diante das câmeras e passou a compartilhar reflexões, orações e mensagens curtas, sempre com linguagem acessível. O conteúdo alcançou não só fiéis de Jaú, mas também pessoas de outras partes do Brasil e até de fora do país.
“Surgiu diante da necessidade de levar a palavra de Deus, fazer esse anúncio, através dos meios da comunicação. O crescimento mesmo foi na pandemia, que as pessoas estavam em casa. Eu tive que abraçar as redes sociais, porque era uma maneira de eu estar presente junto dos meus fiéis, na casa deles”, explicou.
Hoje, com milhares de seguidores, ele mantém a rotina de publicações e aposta em vídeos dinâmicos para dialogar especialmente com os mais jovens, que já nasceram conectados.
“Tem bastante vídeos oracionais, tem algumas reflexões a partir da palavra de Deus e também um conteúdo interativo, uma maneira leve de levar a mensagem, seja por uma frase ou até mesmo por um vídeo mais dinâmico, trazendo uma mensagem atual da palavra diante da realidade virtual.”
Padre de Jaú (SP) aposta em vídeos dinâmicos para dialogar especialmente com os mais jovens
Reprodução/TV TEM
Leveza e espiritualidade
Em Pederneiras (SP), o destaque é o padre Raul Melges dos Santos, de 29 anos, considerado um dos sacerdotes mais jovens do centro-oeste paulista.
Natural de Bauru, ele está à frente da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e, em pouco tempo, conquistou relevância nacional: já soma mais de 330 mil seguidores no Instagram, número que ultrapassa em sete vezes a população da cidade.
Padre Raul Melges dos Santos, de 29 anos, é considerado um dos sacerdotes mais jovens do centro-oeste paulista
Reprodução/TV TEM
“A vocação para a vida sacerdotal surgiu aos poucos. Por incrível que pareça, no início eu não gostava tanto das coisas da igreja, tanto é que eu acabei repetindo a catequese por falta. Depois, quando eu fui chamado para fazer uma encenação de Jesus, aquilo me despertou a atenção e aquilo foi, de algum modo, uma porta de entrada para o que viria depois”, relembrou o padre.
Ordenado há apenas três anos, o padre Raul usa as redes para divulgar eventos da igreja, convidar os fiéis para missas e, também, compartilhar momentos descontraídos, como brincadeiras com crianças ou até ensinando a trançar ramos.
A mistura de leveza e espiritualidade tem atraído pessoas de outras cidades e regiões, que buscam aconselhamento ou participam das celebrações presenciais.
Padre de Pederneiras (SP) já soma mais de 330 mil seguidores no Instagram
Reprodução/TV TEM
Apesar de reconhecer que a exposição também gera críticas, o padre garante que a repercussão é, em sua maioria, positiva.
“Existe uma repercussão, sim, positiva. Claro que também não poderia deixar de haver as negativas, porque, quando nós nos colocamos como uma figura pública e nos expomos por meio das redes sociais, existem as pessoas que gostam e as pessoas que não, mas o importante é ter o olhar fixo em Cristo e permanecer fiel no propósito que nós temos de vida”, afirmou.
Forma de evangelização
Já em Tupã (SP), o padre Luiz Henrique de Araújo, pároco da Igreja Matriz São Pedro desde 2011, viu seu alcance nas redes crescer rapidamente. Incentivado pelos jovens da comunidade, ele abriu perfis no Instagram e no Facebook e também passou a usar a internet como forma de evangelização.
Hoje, o religioso reúne mais de 150 mil seguidores e costuma lotar as missas, muitas vezes acompanhadas por transmissões online.
Menino pede em prece que o Palmeiras não seja campeão mundial e deixa padre sem reação
Um episódio recente ampliou ainda mais sua visibilidade: durante uma celebração, um menino pediu que rezasse para que o Palmeiras não ganhasse o Mundial de Clubes.
A resposta bem-humorada viralizou, alcançando milhões de visualizações. Desde então, o padre ganhou ainda mais seguidores e passou a ser reconhecido em todo o país (veja o momento acima).
Menino que viralizou com prece contra o Palmeiras assiste a jogo com padre em Tupã: ‘Só posso agradecer a Deus que fez o Chelsea ganhar’
Emerson Sanchez/TV TEM
LEIA TAMBÉM:
Menino que viralizou com prece para o Palmeiras não ser campeão mundial revê padre que ‘negou’ o pedido: ‘Vamos assistir ao próximo jogo juntos’
Menino que ‘secou’ Palmeiras com prece assiste jogo ao lado de padre e comemora eliminação do time: ‘Agradecer que Deus fez o Chelsea ganhar’
Além disso, Luiz Henrique mantém amizade com cantores sertanejos, como Zé Neto & Cristiano e João Bosco & Vinícius, e já celebrou casamentos de artistas, como o do próprio Zé Neto, em São José do Rio Preto (SP).
Padre de Tupã (SP) celebrou casamento do cantor sertanejo Zé Neto em Rio Preto (SP)
Reprodução/TV TEM
Para os fiéis, a presença digital do padre facilita a vida da comunidade, seja para acompanhar horários de missas, seja para se sentir mais próximo da igreja no dia a dia. Além disso, a parcela jovem, tão integrada às redes sociais, é ainda mais atingida por esse tipo de conteúdo.
“Eu acho que você consegue alcançar de forma mais efetiva esses jovens, além de você estar só aqui dentro da igreja, porque muitas vezes você consegue estar entrando dentro da casa dessas pessoas e estar conversando com elas também, acho que é bem interessante”, disse o estudante Vinicius Pizzi.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.