
Recinto de Porto de Pedras está temporariamente desativado por causa das mortes
ICMBio
Dois peixes-boi morreram e um apresentou quadro clínico grave no recinto do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio), que fica Porto de Pedras, no interior de Alagoas. A informação foi divulgada nesta terça-feira (26), mas ainda não há confirmação das causas. O órgão suspeita de uma possível contaminação da água.
Os animais que morreram se chamavam Netuno e Paty. O terceiro, chamado de Assú, foi transferido para a base avançada do CMA/ICMBio em Itamaracá, Pernambuco, onde está recebendo cuidados intensivos. Além disso, o local, que funciona como berçário, foi temporariamente desativado como medida de precaução.
O órgão comunicou que as investigações estão sendo realizadas para esclarecer as mortes e disse que novas informações serão divulgadas à medida que os resultados das análises forem concluídos com apoio da APA Costa dos Corais/ICMBio, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste/ICMBio, IBAMA e outros órgãos estaduais e federais.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 AL no WhatsApp
A base foi criada proteger e recuperar a população de peixes-boi marinhos. Em pareceria com a Associação Peixe-boi, desde a instalação do recinto de aclimatação foram realizadas 38 das 50 solturas dos animais devolvidos para natureza pelo Governo Federal e foi onde houve 20 nascimentos desta espécie.
VÍDEO: Associação lança petição para tornar peixe-boi símbolo de Porto de Pedras
Associação lança petição para tornar peixe-boi símbolo de Porto de Pedras
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL