
Nuvem de poeira encobre Phoenix e outras cidades do Arizona
Áreas de instabilidade devem provocar fortes chuvas nesta quarta-feira (27) no Sul e no Sudeste. Estados como Paraná, Santa Catarina e São Paulo (SP) terão pancadas ao longo do dia, com períodos de céu carregado e chance de chuva mais intensa em alguns pontos.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Já no Centro-Oeste, no Norte e até no interior do Nordeste, o tempo segue seco, com temperaturas elevadas, baixa umidade e risco alto de queimadas (veja mais abaixo).
No Sul, a presença de um cavado, que favorece a concentração de nuvens de chuva, mantém as instabilidades entre o leste do Paraná e o litoral de Santa Catarina.
⛈️Cavados são áreas alongadas de baixa pressão. Esse fenômeno meteorológico acontece quando há uma corrente de vento que ajuda na formação de nuvens de tempestade.
“Embora o risco de temporais seja menor do que nos últimos dias, as condições continuam exigindo atenção, já que o solo segue encharcado na região”, explica César Soares, meteorologista da Climatempo.
Em Curitiba (PR), o tempo segue fechado, com possibilidade de garoa durante todo o dia e com os termômetros variando entre 11 °C e 15 °C.
Já em Florianópolis (SC), a instabilidade também deve predominar, com máxima de 17 °C e mínima de 12 °C.
Em Porto Alegre (RS), o tempo ficará firme, com sol entre nuvens e temperaturas mais baixas, variando de 11 °C a 20 °C.
☁️ Veja a previsão do tempo na sua cidade
São Paulo (SP), 31/03/2025 – Pessoas durante chuva na Avenida Paulista.
Paulo Pinto/Agência Brasil
No Sudeste, a presença de nuvens carregadas influencia principalmente o litoral de São Paulo e a capital paulista, que terá céu nublado ao longo do dia e chuva que poderá ocorrer a qualquer hora, com máxima de 23 °C e mínima de 15 °C.
No interior do estado, porém, o cenário muda: o tempo deve permanecer firme na maioria das áreas, com temperaturas em elevação durante a tarde.
No Rio de Janeiro (RJ), esta quarta-feira também será de muitas nuvens, mas com períodos de abertura de sol; já as temperaturas sobem em relação aos últimos dias e podem alcançar os 30 °C.
Em Belo Horizonte (MG), a previsão indica sol e calor, com mínima de 14 °C e máxima de 29 °C, sem expectativa de chuva significativa.
Já em Vitória (ES), o dia terá sol entre nuvens e pancadas de chuva ao longo da tarde e da noite, com máxima de 28 °C.
⛈️ Chuva concentrada no Sul e litoral do Sudeste
As pancadas mais fortes desta quarta devem se concentrar no litoral do Paraná e no leste de São Paulo.
Essas áreas ainda sentem o efeito da grande quantidade de umidade acumulada, o que favorece episódios de chuvas mais intensas, que deve vir acompanhados de raios.
No Rio Grande do Sul, ao contrário, a previsão é de tempo firme nos próximos dias, com temperaturas subindo gradualmente e pouca chance de instabilidade.
O restante do Sudeste, incluindo Minas Gerais e Espírito Santo, seguirá com predomínio de sol e calor, intercalados por algumas variações de nebulosidade.
Nesta quarta, a capital mineira terá sol predominante, com poucas nuvens ao longo do dia e sem previsão de chuva. Já as temperaturas variam entre 14 °C e 29 °C.
Mapa mostra previsão de chuva para esta quarta (27) em todo o Brasil.
Inmet/Reprodução
LEIA TAMBÉM:
Saiba o que esperar do inverno de 2025, que já começou
Neve, chuva congelada e geada: entenda diferença entre fenômenos que podem acontecer durante a onda de frio
Inverno de 2025 na cidade de SP é o mais gelado dos últimos 30 anos, diz Inmet
🌡️ Calor no Centro-Oeste, Norte e Nordeste
Em Brasília (DF), os termômetros devem variar de 18 °C a 31 °C nesta quarta, com a umidade relativa do ar abaixo de 30% nas horas mais quentes do dia.
Goiânia (GO) segue com máximas em torno de 33 °C e mínimas de 19 °C, enquanto Cuiabá (MT) pode alcançar 31 °C nesta quarta e chegar a 38 °C já na sexta-feira, com previsão de 40 °C no fim de semana.
Em Campo Grande (MS), ainda há influência de ar frio em parte do estado, mas a máxima chega a 30 °C.
No Norte, o tempo se divide entre instabilidade e calor forte. Manaus (AM) terá pancadas de chuva com trovoadas, mínima de 25 °C e máxima de 31 °C, enquanto Belém (PA) também pode registrar chuva rápida à tarde, mas com calor de até 33 °C.
Já em Palmas (TO), o calor segue como destaque: a capital deve marcar 36 °C nesta quarta, com tendência de se aproximar dos 40 °C até o fim da semana, acompanhada de baixa umidade, em torno de 20%.
Entre o litoral da Bahia e de Sergipe, a previsão indica pancadas de chuva fracas a moderadas ao longo do dia.
Já no interior, incluindo áreas do sertão e agreste, o sol predomina e as temperaturas sobem, passando dos 35 °C em algumas cidades.
Em Salvador (BA), a quarta será de sol e chuva passageira, com máxima de 29 °C. Em Recife (PE), a variação será entre 23 °C e 31 °C, com chance de pancadas rápidas.
Já em Fortaleza (CE), o cenário é de tempo firme e calor, com máxima de 31 °C.
Mapa mostra previsão de temperatura máxima para esta quarta (27).
CPTEC/Inpe
Veja como ficam as temperaturas em TODAS as capitais brasileiras, segundo o Inmet:
LEIA TAMBÉM:
Seca é ‘catástrofe global em câmera lenta’, alerta relatório da ONU
União Europeia propõe nova meta climática e pela primeira vez inclui compra crédito de carbono de países em desenvolvimento
Parque da Cidade, principal obra da COP 30, é fechado para montagem de pavilhões do evento em Belém
Baleia morre após colisão com pequeno barco na costa de Nova Jersey