TV Integração celebra assinatura de decreto presidencial que regulamenta a DTV+ no Brasil


Globo inaugurou transmissão experimental da DTV+ recentemente
Reprodução/TV Globo
O presidente Lula assinou, nesta quarta-feira (27), em Brasília, o decreto que padroniza a tecnologia Digital Television+ (DTV+), também chamada de TV 3.0. A solenidade no Palácio do Planalto contou com a presença do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, além de representantes das principais emissoras brasileiras.
O Grupo Integração, afiliada da Rede Globo em Minas Gerais, celebrou a oficialização da tecnologia, destacando o papel estratégico da inovação para o futuro da TV aberta.
“A TV nasceu em 50, de lá pra cá se virou do avesso e se reinventou inúmeras vezes. Passou pelo modelo onde tudo era ao vivo, preto e branco, com imagem ruim e sem opção de escolha. Depois vieram as fitas, discos e a possibilidade de assistir programas gravados e mais elaborados. Aí veio a tv a cabo com o conteúdo segmentado e, mais recentemente, o streaming com a possibilidade de consumir o que quer, na hora que quer, mas com o custo de pagar para acessar o conteúdo pela internet. Agora, vem a dtv + que une o melhor dos mundos – da internet e da tv – numa plataforma só, com infinitas possibilidades e gratuita. Será, sem sombra de dúvidas, a maior transformação e reinvenção do modelo de consumo audiovisual que já vivemos”, comentou Daniela Abreu, diretora de Jornalismo da TV Integração.
✅ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no WhatsApp
Com a chegada da DTV+, o conceito de assistir televisão ganha novos contornos. A proposta é oferecer uma experiência mais personalizada, com recursos que vão muito além da simples transmissão de imagem e som.
“Esse decreto, com a assinatura efetiva dele, traz a normatização da tecnologia que trará a DTV+ para o Brasil agora. A base desse decreto é o sistema ATSC 3.0 americano. Como aconteceu em 2007, quando adaptamos o padrão japonês para o nipo-brasileiro, agora estamos pegando o americano e trazendo melhorias para o sistema brasileiro. São 900 páginas normatizando essa tecnologia, com tudo que poderá ser efetivo para trazer experiências novas aos nossos telespectadores. A assinatura sacramenta de vez o que nós vamos implantar daqui pra frente”, comentou Túlio Moreira, diretor de Tecnologia da TV Integração.
Além disso, a nova geração da TV aberta promete elevar o padrão técnico de transmissão transformado a forma como o público interage com o conteúdo. Moreira destacou que a TV aberta será revolucionada a partir da nova tecnologia, com interação em tempo real com propagandas e a programação.
“O grande diferencial da DTV+, não só para a TV Integração, mas de modo em geral, é trazer a experiência do digital para a TV aberta. Essa questão da interatividade, da pesquisa, da compra em tempo real, a experiência do usuário muda completamente, mudará 100%”, considerou o diretor.
Neste ano, a TV Globo lançou a primeira estação privada de TV 3.0 do país. O lançamento marcou o início das transmissões experimentais com a nova tecnologia de sinal digital, que deve ser disponibilizada comercialmente a partir do próximo ano. A TV Integração está entre as afiliadas que já iniciou os testes experimentais da DTV+.
🎮Interatividade e democratização da TV aberta
A DTV+ também representa uma oportunidade estratégica para ampliar o acesso da população a serviços públicos. Com a futura integração entre televisão e plataformas digitais governamentais, será possível realizar ações como agendamentos, consultas e até votações diretamente pela TV. Entenda melhor abaixo sobre a nova tecnologia.
“A televisão vai continuar gratuita, como o brasileiro já conhece. Mas com a conexão à internet, o telespectador terá uma experiência totalmente nova. A interatividade chega para funcionar. Será possível escolher narração, acionar replay ao vivo, ver gol por outro ângulo, voltar ao programa, conversar com outro espectadores e comprar o produto que aparece na novela”, disse o ministro da das Comunicações durante o evento nesta tarde.
Ainda segundo Frederico de Siqueira, a expectativa é de que as primeiras ativações da DTV+ comecem até junho de 2026. A implementação do sistema em todo o território nacional ocorrerá de forma gradual.
LEIA TAMBÉM:
Sinal analógico da TV Integração é desligado: veja como deixar a sua TV antiga compatível
Com especialistas internacionais, Collab Inovação aborda cultura no meio empresarial
Lula durante evento da TV 3.0
Reprodução/Youtube
📺Origem da DTV+ ou TV 3.0
A primeira televisão, analógica e com imagens em preto e branco, ficou conhecida como 1.0. Anos depois, surgiu a TV 2.0, com imagens em cores e conectividade à internet.
Agora, a TV 3.0 representa o próximo patamar da televisão digital e, segundo especialistas, entregará mais interatividade, personalização e qualidade de imagem e som.
Em agosto de 2024, o Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre anunciou o novo nome da TV 3.0 no país, que passou a se chamar Digital Television+ (DTV+).
Segundo o governo federal, o Brasil será o primeiro país da América Latina e do bloco Brics a adotar a nova tecnologia.
As vantagens da DTV+
🖼️ Melhores imagens: o usuário poderá assistir a conteúdos da TV aberta com mais definição, brilho e contraste, em qualidade 4K e até 8K.

📺 Canais: a tecnologia permite que os canais de TV sejam semelhantes a aplicativos. “Em vez de ficar passando de canal em canal, você terá o aplicativo de cada emissora, algo mais próximo do que já vemos hoje nas Smart TVs”, diz Wilson Diniz, secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações.

🔈Som imersivo: a nova tecnologia oferece uma experiência sonora envolvente, com qualidade de cinema, de acordo com especialistas.

📣 Personalização da publicidade: assim como já acontece nas redes sociais, as emissoras poderão segmentar ainda mais os anúncios, entregando opções personalizadas. “Se a pessoa quer trocar de carro, será possível exibir propagandas que falem diretamente com quem está em busca de um novo veículo,” explica Leonora Bardini, diretora de programação da TV Globo.

⚡Interatividade: o público poderá interagir com conteúdos da TV aberta, como votar em enquetes e até comprar produtos exibidos ao vivo.
DTV+: o que é TV 3.0, que oferece melhor qualidade de imagem e recursos interativos
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.