
Iguana é resgatada em casa no bairro Cidade Jardim em Rio Claro
Um morador capturou e resgatou uma iguana-verde que “invadiu” a sua casa, no bairro Cidade Jardim, em Rio Claro (SP). A aparição do réptil em via urbana é incomum pois se trata de uma espécie exótica e rara na região.
Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), o homem ficou preocupado do animal ser atropelado em via pública e improvisou uma gaiola para prender o bicho e levou até a base da equipe. O caso foi registrado na segunda-feira (25).
📱 Siga o g1 São Carlos e Araraquara no Instagram
O biólogo Hugo Saulino informou que ao avistar uma iguana, o ideal é não tentar pegar ou manusear o bicho, pois ele pode atacar por instinto de defesa.
” O importante é que quando pessoas visualizarem ela, afastem os animais para não ter problema de ataque, e é bom não tentar pegar e acionar o Corpo de Bombeiros que já são treinados para manejo de animais. Em geral são animais que não trazem riscos de ataque, a não ser que se sintam ameaçados”, disse.
A iguana foi entregue à Patrulha de Proteção Ambiental/Animal que conduziu o réptil até o Departamento de Proteção Animal (DPA). Lá, uma médica veterinária avaliou e constatou que o bicho estava saudável.
Por ser um animal exótico, ele não pode ser solto em mata ciliar da região. Um cuidador de animais exóticos ficou responsável pela guarda da iguana.
Animal foi levado até a GCM de Rio Claro
GCM/Rio Claro
Espécie rara na região
O biólogo Hugo Salina disse que a iguana-verde é uma espécie rara de aparecer em área urbana, e principalmente na região, porque são animais restritos a áreas florestadas.
Ele explicou que o habitat natural dela é de área de mata atlântica, no litoral, e caatinga, na região norte e nordeste do país. Para ele, o réptil que apareceu em Rio Claro tem o perfil de ter sido criado em cativeiro.
“Acredito que era criada como pet, ou escapou ou alguém deve ter soltado de forma irresponsável. É um animal bem exuberante e muito difícil de ver próximo de área urbana. A frequência dela na nossa região, que é de área de cerrado é mais raro. A iguana não vai aparecer nas residências com propósito”, disse.
Em algumas regiões, o réptil sofre com o tráfico ilegal de animais silvestres.
Iguana-verde “invade” casa e é capturada por morador de Rio Claro (SP)
Guarda Civil Municipal de Rio Claro
Curiosidades
Das quase 12 mil espécies de répteis existentes no mundo, apenas 44 são de iguanas. A única que habita o Brasil é a iguana-verde (iguana iguana).
Segundo o biólogo Hugo, o animal pode chegar a medir 2 metros de comprimento, e a sua cauda tem estrutura muito dura, semelhante a espinho.
De hábito diurno, a iguana-verde é majoritariamente herbívora e se alimentam de caules, plantas e caules. Esses animais dependem de ambiente com bastante árvores porque são arborícolas (animais que vivem ou que sáo encontrados nas árvores).
A coloração do réptil também pode apresentar diversas variações de cor, desde tons cinzas até o esverdeado bem vivo, verdes mais escuros ou acastanhados.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara