
Local onde supostamente funciona a locadora que aluga carros para o deputado Giovanni Ratinho
Reprodução/TV Globo
A empresa que aluga os veículos usados pelo deputado estadual Giovanni Ratinho, e que foram utilizados para transportar cavalo e rações em um haras, é a S M Locadora de Veículos e Máquinas, registrada em Seropédica, na Baixada Fluminense. No entanto, moradores da região afirmam que a locadora não funciona no local há muito tempo.
Atualmente, o imóvel onde ela estaria sediada está vazio.
Vídeos publicados pelo próprio parlamentar mostram que ele estaria utilizando os carros alugados com verba pública destinada à atividade parlamentar em tarefas rurais numa fazenda particular.
Segundo o Portal da Transparência da Alerj, Ratinho gasta cerca de R$ 23 mil por mês com dois veículos alugados com dinheiro público.
LEIA TAMBÉM:
Deputado Ratinho usa carros pagos com verba pública em fazenda particular; VÍDEO
Deputados omitem dados em notas de gastos com carros oficiais no portal da Alerj
Ambos os carros são contratados junto à mesma empresa — a S M Locadora — que está registrada em nome de Warley Ricardo de Carvalho Martins.
Warley foi funcionário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) até fevereiro deste ano, quando pediu exoneração. Ele ocupava o cargo de assistente 8 na Assessoria Especial de Plenário.
Os contratos de aluguel com o deputado começaram logo após sua posse, no início de 2023.
O haras frequentado por Ratinho
A propriedade rural onde os vídeos foram gravados é o Haras Três Princesas, que tem registro de atividades como criação de bois, cabras e porcos, além de lavoura e comércio de animais vivos.
Giovanni Ratinho utilizou carros pagos pela Alerj em fazenda particular
Reprodução/TV Globo
Uma placa no local indica a criação de cavalos da raça Manga-larga Marchador e gado Nelore. A TV Globo apurou que o dono da fazenda é Paulo Roberto de Almeida.
Apesar das imagens mostrarem o haras em funcionamento, a empresa está inapta na Receita Federal, o que significa que não cumpre obrigações legais e está impedida de operar formalmente.
O que dizem os citados
A assessoria do deputado Giovani Ratinho informou que desconhece qualquer mudança de endereço da locadora contratada. Disse ainda que a empresa está com toda a documentação regularizada para prestação de contas.
Apesar de moradores afirmarem que a empresa não funciona no endereço há meses, a S M Locadora de Veículos garante que aquele é, sim, seu endereço oficial. A locadora alega que não possui loja física nem funcionários em trabalho presencial.
A S M Locadora de Veículos afirmou ainda que está em dia com suas obrigações fiscais e que não há qualquer ilegalidade na locação dos veículos.
A Fazenda e Haras Três Princesas foi procurada. No entanto, a reportagem não obteve retorno.