
Montaria que consagrou Gustavo Silva, de 19 anos, campeão da etapa final da PBR Brazil
Mais nova sensação das arenas de rodeio do país, o sul-matogrossense Gustavo Luiz Silva, de 19 anos, entrou para uma seleta lista de peões ao conquistar o título da PBR Brasil 2025. A prova foi realizada no domingo (24) na Festa do Peão de Barretos.
Nascido em Inocêncio (MS), Gustavo já havia garantido o campeonato nacional da liga antes mesmo de iniciar as disputas no maior rodeio da América Latina. Ele também conquistou o título de ‘Rookie of the year’, a revelação do ano.
Com a vitória da etapa em Barretos, o jovem se tornou o terceiro competidor da história da PBR a faturar a tríplice coroa.
📱 Siga o g1 Ribeirão Preto e Franca no Instagram
Os primeiros passos nas arenas, segundo o próprio jovem, foram dados sob influência do pai dele, Ricardo Brito da Silva, que já foi peão.
“Acho que vem de pai já [risos]. Já vi o meu pai montar. Mas nem por isso é tudo por causa do meu pai. Eu que quis montar em touros mesmo. Morávamos em uma fazenda e meu pai ia tirar leite cedo e me colocava nos bezerros”, explica Gustavo, que agora passa a ser apontado como forte candidato em competições internacionais.
Sul-matogrossense Gustavo Luiz fatura tríplice coroa na Festa do Peão de Barretos 2025
Ricardo Nasi/g1
Brincadeira ficou séria
Do início da montaria em bezerros até o mais alto nível de competitividade, Gustavo Silva garante que muita coisa mudou. A virada de chave, conforme o próprio jovem afirma, teve início quando ele percebeu o talento natural.
“Mas foi se tornando um ‘trem’ sério, vi que tinha futuro e hoje estou aqui”, conta.
Mãe de Gustavo, a dona de casa Márcia Luiz da Silva afirma que o filho começou a tratar o que até então era um hobbie como uma profissão.
“Desde os 9 anos dele, quando acontecia alguma coisa na vida dele ou na nossa família, ele dizia: ‘Isso vai acabar com a minha carreira’. Desde pequeno ele já pensava assim. Ele nunca foi de ir a festas, beber, como os meninos da idade. Ele sabia que daria certo”, explica.
LEIA TAMBÉM:
Com título antecipado da PBR 2025, peão do MS vence final em Barretos e fatura tríplice coroa
VÍDEO: peão de 19 anos é pisoteado e precisa ser socorrido durante montaria da LNR
Gustavo Silva venceu final da PBR em Barretos
Ricardo Nasi/g1
Perto de gigantes
Gustavo Silva viajou na última terça-feira (26) para os Estados Unidos, onde vai iniciar sua carreira internacional. Ele foi contratado pelo Nashville Stampede, time pelo qual irá disputar a PBR Team Series, a liga de montaria por equipes.
Logo após a final das montarias no domingo, Gustavo foi apontado pelo tricampeão mundial Adriano Moraes, presidente da PBR Brasil, como um dos próximos candidatos a títulos de competições internacionais.
“[Falei para ele] Foi ali no cantinho, no segredo, mas vou falar para vocês. Falei para ele: ‘Cara, parabéns, você é um menino de ouro. Você vai ser o cara, vai ser o próximo campeão mundial. Ele é um competidor que cresce sob pressão, e isso é o que faz diferença”, destacou Adriano.
Antes de Gustavo, apenas outros dois competidores haviam chegado à tríplice coroa: Luciano de Castro, em 2015, e José Vitor Leme, o Vitinho, em 2017 – atualmente tricampeão mundial da PBR.
Gustavo Silva, de 19 anos, e Riquelmi Santos, 20, posam com cheque de campeão após final da PBR Brasil 2025
Lucas Zanetti/g1
Mudança para os EUA
Apesar da mudança do filho para outro país, Márcia garante que vê-lo conquistar os objetivos traçados até então é algo impagável.
“Já estou tomando medicamento para dormir, para ansiedade. Mas, como é o sonho dele, e ele fez tudo certinho, só tenho a agradecer a Deus. Não tem como dar errado”, ressalta.
“Sempre falei para minha mãe que era meu sonho ir para lá. Agora vou disputar os times do Mundial e, com certeza, buscar o título”, conclui Gustavo, com firmeza.
Leia mais notícias sobre a Festa do Peão de Barretos 2025