Filho de peão, início despretensioso, cotado para título mundial: Conheça jovem que venceu tríplice coroa em Barretos


Montaria que consagrou Gustavo Silva, de 19 anos, campeão da etapa final da PBR Brazil
Mais nova sensação das arenas de rodeio do país, o sul-matogrossense Gustavo Luiz Silva, de 19 anos, entrou para uma seleta lista de peões ao conquistar o título da PBR Brasil 2025. A prova foi realizada no domingo (24) na Festa do Peão de Barretos.
Nascido em Inocêncio (MS), Gustavo já havia garantido o campeonato nacional da liga antes mesmo de iniciar as disputas no maior rodeio da América Latina. Ele também conquistou o título de ‘Rookie of the year’, a revelação do ano.
Com a vitória da etapa em Barretos, o jovem se tornou o terceiro competidor da história da PBR a faturar a tríplice coroa.
📱 Siga o g1 Ribeirão Preto e Franca no Instagram
Os primeiros passos nas arenas, segundo o próprio jovem, foram dados sob influência do pai dele, Ricardo Brito da Silva, que já foi peão.
“Acho que vem de pai já [risos]. Já vi o meu pai montar. Mas nem por isso é tudo por causa do meu pai. Eu que quis montar em touros mesmo. Morávamos em uma fazenda e meu pai ia tirar leite cedo e me colocava nos bezerros”, explica Gustavo, que agora passa a ser apontado como forte candidato em competições internacionais.
Sul-matogrossense Gustavo Luiz fatura tríplice coroa na Festa do Peão de Barretos 2025
Ricardo Nasi/g1
Brincadeira ficou séria
Do início da montaria em bezerros até o mais alto nível de competitividade, Gustavo Silva garante que muita coisa mudou. A virada de chave, conforme o próprio jovem afirma, teve início quando ele percebeu o talento natural.
“Mas foi se tornando um ‘trem’ sério, vi que tinha futuro e hoje estou aqui”, conta.
Mãe de Gustavo, a dona de casa Márcia Luiz da Silva afirma que o filho começou a tratar o que até então era um hobbie como uma profissão.
“Desde os 9 anos dele, quando acontecia alguma coisa na vida dele ou na nossa família, ele dizia: ‘Isso vai acabar com a minha carreira’. Desde pequeno ele já pensava assim. Ele nunca foi de ir a festas, beber, como os meninos da idade. Ele sabia que daria certo”, explica.
LEIA TAMBÉM:
Com título antecipado da PBR 2025, peão do MS vence final em Barretos e fatura tríplice coroa
VÍDEO: peão de 19 anos é pisoteado e precisa ser socorrido durante montaria da LNR
Gustavo Silva venceu final da PBR em Barretos
Ricardo Nasi/g1
Perto de gigantes
Gustavo Silva viajou na última terça-feira (26) para os Estados Unidos, onde vai iniciar sua carreira internacional. Ele foi contratado pelo Nashville Stampede, time pelo qual irá disputar a PBR Team Series, a liga de montaria por equipes.
Logo após a final das montarias no domingo, Gustavo foi apontado pelo tricampeão mundial Adriano Moraes, presidente da PBR Brasil, como um dos próximos candidatos a títulos de competições internacionais.
“[Falei para ele] Foi ali no cantinho, no segredo, mas vou falar para vocês. Falei para ele: ‘Cara, parabéns, você é um menino de ouro. Você vai ser o cara, vai ser o próximo campeão mundial. Ele é um competidor que cresce sob pressão, e isso é o que faz diferença”, destacou Adriano.
Antes de Gustavo, apenas outros dois competidores haviam chegado à tríplice coroa: Luciano de Castro, em 2015, e José Vitor Leme, o Vitinho, em 2017 – atualmente tricampeão mundial da PBR.
Gustavo Silva, de 19 anos, e Riquelmi Santos, 20, posam com cheque de campeão após final da PBR Brasil 2025
Lucas Zanetti/g1
Mudança para os EUA
Apesar da mudança do filho para outro país, Márcia garante que vê-lo conquistar os objetivos traçados até então é algo impagável.
“Já estou tomando medicamento para dormir, para ansiedade. Mas, como é o sonho dele, e ele fez tudo certinho, só tenho a agradecer a Deus. Não tem como dar errado”, ressalta.
“Sempre falei para minha mãe que era meu sonho ir para lá. Agora vou disputar os times do Mundial e, com certeza, buscar o título”, conclui Gustavo, com firmeza.
Leia mais notícias sobre a Festa do Peão de Barretos 2025
Adicionar aos favoritos o Link permanente.