
Sucuri aparece durante flutuação em rio de águas cristalinas em Bonito
O guia de turismo Maycon Portilho se deparou com uma sucuri durante uma flutuação em um rio de águas cristalinas em Bonito, na quinta-feira (21). O momento foi registrado em vídeo e publicado nas redes sociais. Veja o vídeo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Nas imagens, a serpente aparece sobre a vegetação, na margem do rio. Segundo o guia, avistamentos como esse são mais comuns entre maio e setembro, época de seca na região.
“Máximo respeito e silêncio para nossa rainha passar. Dia de sorte”, escreveu Portilho ao compartilhar o encontro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Apesar do tamanho, a sucuri não representa perigo para os turistas, segundo ele.
“É importante salientar que seguimos um protocolo rigoroso quando há avistamento de fauna, seja qual for o animal. Não tocamos, apenas observamos”, explicou.
Sucuri não tem veneno
A sucuri (nome científico Eunectes murinus) é uma das maiores cobras do mundo e pode chegar a até sete metros de comprimento. Apesar disso, não tem veneno. Ela é uma espécie constritora, ou seja, mata suas presas por constrição — apertando com o corpo até sufocar.
Essas serpentes são encontradas em rios, lagos e áreas alagadas de várias regiões do Brasil. São protegidas por lei e cumprem um papel importante no equilíbrio do ecossistema.
O que fazer ao encontrar uma sucuri
Em caso de encontro com uma sucuri, especialistas orientam:
Mantenha distância: observe de longe, sem tentar se aproximar.
Não provoque: evite movimentos bruscos, gritos ou tentar tocá-la.
Não tente capturar ou matar: além de ser crime ambiental, isso pode ser perigoso.
Afaste-se com calma: saia do local lentamente e sem virar as costas.
Avise autoridades se necessário: caso o animal esteja próximo de áreas habitadas, acione órgãos ambientais ou o Corpo de Bombeiros.
Além disso, é importante conhecer os hábitos da espécie, principalmente em regiões onde elas costumam aparecer. Evite nadar ou caminhar em margens de rios sem precaução, especialmente no início da manhã ou no fim da tarde.
Sucuri em rio de águas cristalinas de Campo Grande.
Maycon Portilho
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: