Prefeitura de Votorantim transfere atendimentos da UPA infantil e cita ‘economia de recursos’


UPA Infantil teve atendimentos transfridos para UPA Central de Votorantim (SP) devido corte de gastos
Prefeitura de Votorantim/Reprodução
Os atendimentos pediátricos que eram realizados na UPA Infantil de Votorantim (SP) serão concentrados na UPA Central a partir deste sábado (30). Em nota enviada ao g1, a prefeitura diz que mudança foi feita “visando uma maior economia nos recursos financeiros do município”.
A UPA Infantil, que fica ao lado da UPA Central, foi inaugurada em dezembro de 2023, destinada ao atendimento de pacientes com até 11 anos, 11 meses e 29 dias. A mudança gerou críticas dos moradores.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O motivo da mudança, segundo a prefeitura, é a readequação dos serviços de saúde e do quadro de colaboradores. “A Secretaria de Saúde de Votorantim reforça que a mudança não trará prejuízos à população. Todo o atendimento continuará sendo realizado com qualidade, segurança e eficiência, garantindo o cuidado necessário às crianças”, diz a nota.
Além do atendimento na UPA Central, localizada na rua Antonio Walter, os serviços de atendimento de urgência também são feitos na UPA Jataí, localizada na Rua Carminha Celestina da Silva.
Esclarecimentos com a Câmara Municipal
A Câmara Municipal solicitou a presença de secretários municipais para esclarecimentos sobre a saúde na cidade, no dia 3 de setembro. A solicitação, em caráter de urgência, foi feita nesta quinta-feira (28).
A reunião será realizada às 9h, na Câmara Municipal e, na ocasião, os secretários deverão apresentar informações sobre o fechamento da UPA Infantil, a recorrente falta de medicamentos, de uso contínuo e controlado e sobre as medidas administrativas e orçamentárias adotadas pela Prefeitura para enfrentar essas questões.
Segundo nota divulgada pela Câmara, o encontro “busca promover um diálogo transparente entre o Legislativo e o Executivo, de forma a compreender as razões das medidas adotadas e debater alternativas que assegurem o atendimento digno e contínuo à população”.
Vereadores se reuniram em caráter de urgência para discutir sobre a saúde em Votorantim (SP), nesta quinta-feira (28)
Câmara Municipal de Votorantim/Reprodução
Confira outros destaques do g1:
g1 em 1 minuto: após morte de protetora, ativistas se mobilizam para alimentar cães
Protetora de animais morre e ativistas se mobilizam para alimentar quase 400 cães: ‘Manter seu legado vivo’
Clínica de hemodiálise de Tatuí segue sem funcionar após mais de 5 anos pronta
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.