
Vídeo mostra momento em que bombeiro do RJ cai de base jump no ES
Olhar para baixo já causa vertigem. Imagine, então, gravar e rever a própria queda de uma montanha de 850 metros de altura. O bombeiro do Rio de Janeiro Carlos Solto, que caiu após saltar da Pedra dos Cabritos, em Castelo, no Sul do Espírito Santo, compartilhou com o g1 as imagens do salto que fez no dia 13 de agosto e terminou em queda.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Na ocasião, ele foi resgatado e levado de helicóptero ao hospital com diversas fraturas. Na última quinta-feira (28), ele disse que ainda está fazendo tratamento médico e tratando os ferimentos por conta dos ferimentos.
As imagens (veja acima) foram captadas por duas câmeras, uma capturando imagens na horizontal, e outra, na vertical, que ficou acoplada ao capacete dele.
Bombeiro do Rio de Janeiro caiu de montanha no Espírito Santo
Acervo pessoal
Nas imagens dos resgate que também feitas pelo Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), é possível ver o piloto sendo imobilizado na pedra e, depois, içado pelo helicóptero.
O resgate
O base jump é um esporte radical em que o atleta salta em queda livre de uma estrutura alta e, após a queda, abre um paraquedas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o equipamento da vítima girou no momento da queda. O homem ainda tentou controlar, mas foi jogado em direção à pedra e desceu batendo na encosta até cair em uma área de difícil acesso.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: homem ameaça clientes e dona de bar com motosserra ligada no ES
Motos já podem passar de graça nas 7 praças de pedágio na BR-101, no ES
Piloto de base jump e bombeiro de 40 anos caiu ao saltar de rampa em Castelo, Espírito Santo e chamou resgate
Reprodução/TV Gazeta
A equipe conseguiu chegar ao ponto na base da pedra, no meio da mata fechada, e encontrou o piloto com fraturas na perna direita, dores na costela e quadril, além de sentir dificuldade para respirar.
O helicóptero do Notaer foi acionado, o homem foi imobilizado e levado para o Hospital de Castelo pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Segundo os socorristas, após o primeiro atendimento, a vítima foi levada para a Santa Casa de Misericórdia, em Cachoeiro de Itapemirim.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) informou que tomou conhecimento do acidente envolvendo um guarda-vidas lotado no 3º Grupamento Marítimo (3º GMAR durante prática esportiva de base jump.
Disse ainda que o militar encontra-se internado em unidade hospitalar, consciente e estável. E que está sendo providenciado o Transporte Inter-Hospitalar (TIH) aéreo para transferência ao Rio de Janeiro, tão logo haja autorização médica para o deslocamento.
Vítima precisou ser resgatada de helicóptero após cair em área de mata em rampa em Castelo, Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo