Vídeo mostra suspeito de participar de ataque contra policiais sendo acordado e preso no litoral de SP


Polícia acorda suspeito de participar de tentativa de homicídio contra agentes em Santos
Dois homens foram presos em Santos, no litoral de São Paulo, suspeitos de participar de uma tentativa de homicídio contra policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE). O g1 teve acesso a um vídeo que mostra um deles sendo acordado e detido pelas autoridades (assista acima).
O crime aconteceu em 18 de julho deste ano, quando agentes do GOE foram recebidos a tiros por criminosos durante uma operação no bairro Jardim Castelo, na Zona Noroeste. Na ocasião, um suspeito de 18 anos foi atingido por um disparo na virilha e acabou sendo preso em flagrante.
As imagens mostram Valmir Lemos Vila Nova, conhecido como Ben 10, sendo preso durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão temporária na quarta-feira (27). Além dele, a corporação também prendeu Deivid Coutinho Moura em Santos. Ambos teriam socorrido outro suspeito de tentar matar os policiais, ajudando-o a fugir em seguida.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Ainda segundo a Polícia Civil, Deivid e Valmir seriam integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). As investigações apontaram que um deles – não especificado – monitorava o posicionamento das viaturas policiais por meio do acesso às câmeras da Prefeitura de Santos.
Polícia acorda suspeito que dormia com mulher em Santos (SP)
Polícia Civil
Prisões
Policiais civis da Delegacia de Homicídios de Santos, com apoio do GOE, cumpriram mandados de busca e apreensão e prisão temporária na quarta-feira (27). A operação fez parte das investigações da tentativa de homicídio contra os agentes.
Como é possível ver no vídeo acima, um policial entrou em uma casa e encontrou Valmir dormindo com uma mulher na cama. Em seguida, o suspeito acordou e levantou as mãos, fazendo um sinal de negativo com a cabeça. O policial revistou Valmir para outro agente entrar no quarto e algemá-lo.
O g1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), em busca de mais informações sobre as prisões dos suspeitos, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Dois homens foram presos em Santos (SP) suspeitos de participarem de uma tentativa de homicídio contra policiais
Polícia Civil
Câmeras
Por meio de nota, a Prefeitura de Santos afirmou que não houve invasão, colaboração de profissionais do Centro de Controle Operacional (CCO) ou acesso privilegiado da organização criminosa ao sistema de monitoramento da cidade.
Desde setembro de 2023, a administração municipal transmite em tempo real as imagens de câmeras instaladas em pontos de grande movimentação de veículos. “Para que a população em geral possa conferir as condições do trânsito e definir os melhores trajetos no dia a dia”, disse o órgão municipal.
A prefeitura explicou que a cidade conta com mais de três mil câmeras, sendo que estão disponíveis à população as imagens de 420 equipamentos. “A central de inteligência do município reúne órgãos públicos e forças de segurança para o monitoramento urbano e atendimento aos cidadãos”.
Polícia acorda suspeito que dormia com mulher em Santos (SP)
Polícia Civil
Relembre o caso
A operação ocorreu no dia 18 de julho de 2025, na região do Caminho da Divisa. De acordo com a Polícia Civil, os agentes foram recebidos a tiros por criminosos que se escondiam atrás de barricadas em uma ‘biqueira’ — termo usado para pontos de venda de drogas.
No confronto, um dos suspeitos de 18 anos foi baleado na virilha. Ele caiu atrás de um carro estacionado, enquanto outros dois homens continuaram atirando e fugiram dos agentes.
O suspeito ferido foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao hospital. Uma pistola foi apreendida com o homem, que não teve a identidade divulgada pela corporação.
Durante o tiroteio, uma testemunha que chegava ao local de carro teve o veículo atingido por dois disparos, mas não se feriu. Segundo a polícia, ela confirmou em depoimento que os tiros partiram da direção dos criminosos.
Carro foi atingido durante troca de tiros em Santos (SP)
Polícia Civil
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.