Incêndio em vegetação mobiliza Corpo de Bombeiros e Defesa Civil em Capivari


Incêndio em vegetação mobiliza Corpo de Bombeiros e Defesa Civil em Capivari
Prefeitura de Capivari
Um incêndio atinge uma área de mata de Capivari (SP) e o combate ao fogo mobiliza Corpo de Bombeiros e Defesa Civil neste sábado (30). Pelo menos quatro hectares foram atingidos.
Em nota, a Defesa Civil informou que foi acionado por volta das 11h para atender uma ocorrência de incêndio em vegetação no bairro Morro Amarelo, região das Chácaras Pagoto.
“As equipes se deslocaram rapidamente até o local, em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Capivari, e iniciaram o combate às chamas em uma área extensa de vegetação. O fogo chegou a se aproximar de residências e chácaras, mas foi controlado antes de atingir os imóveis”.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias de Piracicaba e região em tempo real e de graça
De acordo com o órgão, os trabalhos de contenção e monitoramento continuam, uma vez que o acesso ao local é considerado difícil e a área afetada pelas chamas é bastante ampla.
Ao menos 20 mil litros de água já foram utilizados no combate às chamas. A grande quantidade de fumaça exige atenção das equipes que atuam na ocorrência.
A grande quantidade de fumaça também exige atenção redobrada das equipes que atuam na ocorrência.
Prefeitura de Capivari
Tempestades e clima seco
Depois do “veranico”, fenômeno climático registrado entre os dias 20 e 25 de agosto, com temperaturas 3°C a 5°C acima da média para o inverno, a região de Piracicaba integra área de alerta amarelo para chances de tempestades entre esta sexta-feira (29) e sábado (30). Nos próximos dias, a indicação é clima mais seco.
Em Piracicaba (SP), especialmente, há predomínio de tempo mais seco neste sábado. Mas, há possibilidade de formação de nuvens na madrugada e pancadas de chuvas que, apesar de rápidas, têm condições para temporais. São previstos até sete milímetros na cidade.
⚠️O aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de perigo potencial para tempestades nas 18 cidades da região de Piracicaba tem validade até às 10h deste sábado e indica risco de:
Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia
Ventos intensos (40-60 km/h)
Queda de granizo
Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações
Baixo risco de queda de galhos de árvores e de alagamentos
Contrastes climatológicos
Nos próximos dias, porém, a há previsão é de predomínio de clima mais seco. A Defesa Civil de São Paulo publicou aviso de contrates climatológicos, com mais chances de chuvas na região leste do estado e tempo mais seco nas regiões norte e noroeste.
Segundo a Defesa Civil, o avanço de um corredor de umidade proveniente da Amazônia nesta sexta-feira (29) deve favorecer a formação de pancadas de chuva em praticamente todo o Estado, o que pode contribuir para a redução temporária do risco de queimadas nos últimos dias de agosto.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Piracicaba.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.