
Mais de 700 celulares foram recuperados pelo programa “Celular Seguro”
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) divulgou nesta sexta-feira (29) uma lista com celulares roubados ou furtados que foram recuperados pelas forças de segurança em Alagoas. Ao todo, 764 aparelhos estão disponíveis para devolução aos verdadeiros donos.
As pessoas que tiveram seus celulares roubados podem conferir a lista divulgada pela SSP e verificar se o nome aparece entre os beneficiados. Para reaver o aparelho, é necessário comparecer à sede da SSP, em Maceió, levando um documento de identificação com foto e o boletim de ocorrência que comprova o crime.
De acordo com a SSP, a devolução só é possível mediante a apresentação desses documentos, já que eles garantem que o celular seja entregue ao proprietário legítimo.
🚩 Confira a lista clicando aqui
Os aparelhos recuperados fazem parte do Programa Celular Seguro. Desde janeiro, já foram localizados 1.483 aparelhos roubados ou furtados, mas mais da metade ainda não voltou para as mãos dos donos porque muitos não compareceram às convocações.
Atualmente, 764 celulares estão prontos para serem devolvidos. Se o seu nome estiver na lista, basta se dirigir à sala do Programa Celular Seguro, na sede da SSP, no Centro de Maceió, para retirar o aparelho.
📱 Como conferir e reaver o celular:
Compareça pessoalmente à sede da SSP, na Rua Zumbi dos Palmares, Centro de Maceió;
Leve um documento oficial com foto e o Boletim de Ocorrência registrado na época do roubo ou furto.
“Diariamente as equipes têm se dedicado para recuperar e devolver os celulares àqueles que outrora foram vítimas da ação de delinquentes. Seguiremos firmes e precisamos do apoio da população, que às vezes pode estar desenganada achando que não receberá mais o aparelho. Pedimos que as pessoas convocadas venham receber os telefones, para assim fecharmos o ciclo do trabalho”, disse secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva.
Celulares são rastreados
O Programa Celular Seguro foi lançado em janeiro deste ano com o objetivo de recuperar celulares furtados, roubados ou perdidos, como parte de uma ação integrada de enfrentamento à criminalidade em Alagoas. A iniciativa também visa coibir o comércio ilegal de aparelhos oriundos de ações criminosas e devolvê-los aos seus legítimos proprietários.
Os 1.483 aparelhos com restrições foram recuperados após os atuais usuários serem intimados a devolvê-los voluntariamente. As intimações foram feitas por meio do WhatsApp, utilizando os números cadastrados pelas operadoras de telefonia móvel, e também de forma presencial, durante operações conjuntas.
A localização dos aparelhos é realizada por meio do rastreamento dos smartphones, feito com base no número IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel), a partir das informações repassadas pelas operadoras. A mensagem enviada indica a data e o horário em que o portador do aparelho deve comparecer às equipes da SSP.
A SSP reforça que qualquer mensagem enviada por outro canal que não seja o oficial do Programa Celular Seguro deve ser desconsiderada. Em caso de suspeita de golpe, registre uma denúncia na delegacia mais próxima ou na Delegacia Virtual.
764 celulares estão prontos para serem devolvidos
SSP-AL
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL