Agosto de 2025 é o mais seco em SP desde 2019, diz Inmet; especialistas alertam para cuidados com saúde


Pedestres circulam pela Avenida Paulista, região Centro de SP
Jonathan Carias/Ato Press/Estadão Conteúdo
O mês de agosto terminou como o mais seco na cidade de São Paulo desde 2019, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Choveu menos da metade da média histórica na capital, o que aumentou os efeitos da baixa umidade do ar e trouxe impactos diretos à saúde da população.
Moradores relatam sintomas como garganta seca, tosse, olhos ardendo, cansaço e dores de cabeça. Segundo o pneumologista André Nathan Costa, a situação se agrava em São Paulo por conta da poluição: “Com o tempo seco, aumenta também o poluente urbano, e isso é péssimo para o organismo inteiro. Sistema respiratório, cardiovascular, todo mundo sofre.”
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
📌 Como se proteger em dias secos, segundo especialistas:
Beba bastante água ao longo do dia;
Hidrate pele, olhos e nariz (com colírio ou soro fisiológico, se necessário);
Evite exercícios físicos nas horas mais quentes;
Mantenha janelas abertas para arejar ambientes;
Redobre a atenção com idosos e crianças, mais vulneráveis ao clima seco.
A previsão é de que a primeira semana de setembro siga com tempo quente e seco na capital, o que exige cuidados redobrados.
Segundo a Climatempo, nesta terça (2), o sol deve aparecer com muitas nuvens e períodos de céu nublado. À noite, o céu fica com poucas nuvens. As mínimas ficam em 15°C e as máximas, em 25°C.
Quarta-feira (3) terá sol com muitas nuvens à tarde e à noite, novamente sem chuvas. A mínima será de 15°C e a máxima, de 27°C.
Na quinta (4), o sol aparece com aumento de nuvens à tarde e muitas nuvens à noite, sem previsão de chuva. As temperaturas devem variar entre 14°C e 28°C.
Na sexta-feira (5), o dia será de sol com muitas nuvens à tarde e à noite, mantendo o clima seco. As mínimas devem ser de 17°C e as máximas podem chegar a 30°C
Último dia de agosto tem previsão de chuva forte no RS e na BA
Adicionar aos favoritos o Link permanente.