
Tuberculose atinge quase 10 mil pessoas no Rio em 2025
Os casos de tuberculose vêm crescendo no Rio de Janeiro nos últimos anos. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, os diagnósticos passaram de quase 16 mil em 2021 para mais de 18,5 mil em 2024. Só neste ano, até agosto, já são 9.976 pessoas infectadas no estado.
Um dos pacientes é um ajudante de cozinha e morador da Rocinha. Lourival Marques começou a sentir os primeiros sintomas em fevereiro.
“Estava no trabalho, começou a ter tosse seca que chegava a doer o peito”, contou.
O aumento no número de casos também se reflete na capital. Segundo o Observatório Epidemiológico do Rio, os casos passaram de 8.700 em 2021 para quase 9.500 em 2024.
Em 2025, já foram registrados 5.856 casos. A Zona Oeste é a região mais afetada: só Bangu concentra 913 diagnósticos este ano.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Foi em uma clínica da família que Lourival recebeu a confirmação da doença.
“Deram a ordem pra gente ficar afastado, eu no caso. Muito cuidado pra não contaminar ninguém, entendeu?”, relatou.
Tratamento e desafios
O tratamento dura, no mínimo, seis meses e é oferecido nas Clínicas da Família. Mas, segundo especialistas, muitos abandonam o acompanhamento quando os sintomas melhoram.
“É muito importante que oriente as pessoas se ela tiver tosse de duas a três semanas, procurar um serviço médico pra imediatamente interromper a transmissão”, explicou o subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Mario Sérgio Ribeiro.
Ele também reforça que o aumento nos números tem relação com a realidade social e o acesso ao diagnóstico.
“A tuberculose é uma doença socialmente determinada, ou seja, ela tá muito relacionada com as questões de moradia, com as questões de habitação, de saneamento. Esse aumento de um ano pro outro, na verdade, mostra a ampliação do acesso ao diagnóstico.”
Para evitar que pacientes desistam do tratamento, a Prefeitura do Rio tem enviado agentes de saúde até a casa das pessoas para entregar os medicamentos.
Sintomas e transmissão
A tuberculose é causada por uma bactéria e transmitida pelo ar, quando o doente tosse, fala ou espirra. Um paciente pode contaminar até 15 pessoas.
Os principais sintomas são:
tosse por mais de três semanas;
febre no fim da tarde;
suor noturno;
perda de peso;
cansaço;
falta de apetite;
dor no peito.
Lourival, que contou com o cartão alimentação do governo do estado enquanto esteve afastado do trabalho, já está perto de concluir o tratamento e superou a fase de contágio.
Lourival Marques, morador da Rocinha, enfrenta tratamento contra a tuberculose
Reprodução/TV Globo