VÍDEO: filhote de baleia-jubarte recém-nascido é avistado no litoral do ES


Filhote de baleia-jubarte recém-nascido é avistado no litoral do ES
Uma baleia-jubarte foi avistada nesta segunda-feira (1º) nadando com um filhote recém-nascido na Serra, Grande Vitória. O animal fêmea estava com a barriga ainda inchada e ensinava o “bebê” a respirar, enquanto eram escoltados por outras baleias na praia de Jacaraípe. O filhote aparentava ter cerca de uma semana de vida.
O vídeo foi feito por Luciano Cajaiba, da Prefeitura da Serra (assista acima). Segundo pesquisadores que estavam a bordo da embarcação, as baleias ficaram cerca de 25 minutos próximas do barco. Elas procuram o litoral capixaba nesta época do ano para se reproduzir.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
O filhote, com cerca de uma semana de vida, foi identificado por causa do tamanho, da coloração acinzentada e o comportamento da fêmea que estava ao seu lado.
Nas imagens é possível ver a mãe ajudando o filhote a nadar e respirar. A fêmea ficava a maior parte do tempo embaixo do filhote. Ela o empurrava para fora d’água com ajuda da sua dorsal.
Jubarte recém-nascido é avistado com outras baleias no litoral da Serra, Espírito Santo
Reprodução/Luciano Cajaiba
“Trata-se de um bebê recém-nascido. Tem horas ou, no máximo, uma semana de vida. A mãe estava inchada na região ventral em comparação com outros indivíduos”, disse Thiago Ferrari, coordenador do projeto Amigos da Jubarte.
Segundo o pesquisador, o animal menor teria nascido no litoral da Serra, a poucos metros da praia de Jacaraípe, com cerca de 4,5 metros de comprimento e pesando aproximadamente uma tonelada.
LEIA TAMBÉM:
QUER SABER? Por onde nadam as baleias quando não estão no Brasil? Conheça ciclo das gigantes do mar
VÍDEO: baleia-jubarte morta de 14 metros encalha em praia na Serra
Ferrari explicou ao g1 as características que apontam o tempo de vida da baleia filhote: “À medida que vai crescendo e se amamentando, o filhote aumenta em relação à mãe. Ele também vai mudando a coloração dele para um azul-escuro mais próximo da cor comum de uma baleia-jubarte”, disse.
Filhote com escolta
As baleias foram avistadas a apenas dez minutos após pesquisadores e agentes da Secretaria de Meio Ambiente da Serra saírem da praia de Jacaraípe. O grupo de animais avistado era composto por quatro baleias, sendo um filhote, uma fêmea e outros dois exemplares adultos.
Os motivos para as baleias nadarem tão juntas são variados. “Possivelmente, eram machos interessados em copular com a fêmea ou eram sub-adultos ajudando a proteger a fêmea, que tinha acabado de dar à luz e que estava no momento mais sensível e vulnerável”, explicou Thiago Ferrari.
Jubarte recém-nascido é avistado com outras baleias no litoral da Serra, Espírito Santo
Reprodução/Luciano Cajaiba
Temporada de baleias
O litoral do Espírito Santo é um dos que recebem a visita de baleias-jubarte, entre maio/junho e outubro/novembro, vindas da Antártica em busca de águas mais quentes para se reproduzir e amamentar os filhotes.
A primeira baleia-jubarte da temporada de 2025 no litoral capixaba foi avistada no início de junho. O registro aconteceu na Praia de Itaparica, em Vila Velha, Grande Vitória, onde o animal saltou várias vezes próximo à faixa de areia. Foi no mesmo local em que a primeira jubarte também apareceu no início da temporada passada.
Segundo o coordenador do Projeto Amigos da Jubarte, a expectativa era de que mais de 27 mil baleias passassem pelo litoral capixaba durante o período migratório neste ano. Elas chegam até o Arquipélago de Abrolhos, na Bahia.
Os avistamentos ocorreram principalmente nos municípios de Serra, Vitória, Vila Velha e Guarapari. A temporada ainda está em andamento.
*Renam Linhares é aluno do 28º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Este conteúdo foi editado por Vitor Ferri.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.