Por que o planeta está cada vez mais quente? g1 explica o que leva o mundo a recordes de calor

Por que a Terra está batendo tantos recordes de calor?
O ano mais quente da Terra. O verão mais quente do planeta. Não é impressão sua, esse tipo de notícia tem sido cada vez mais frequente. Isso está acontecendo porque o aquecimento já é uma realidade.
No ano de 2024, o mundo viveu um recorde de calor. No país, mais de 6 milhões de pessoas passaram por ao menos cinco dias expostas ao calor extremo. Isso significa temperaturas que muitas vezes ultrapassaram os 40°C.
Mas o calor atingiu todo o país: todas as cidades brasileiras enfrentaram ao menos um dia com temperaturas máximas extremas. (Veja aqui como foi o último ano na sua cidade)
O verão do início do ano também foi de recorde: foi o segundo mais quente da história.
➡️ E isso tem uma explicação: as emissões de gases do efeito estufa, que faz com que o calor fique aprisionado na Terra, estão cada vez mais altas.
Eles vêm da queima de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás. No caso do Brasil, a maior parte vem do desmatamento. A destruição e queima de árvores é responsável pela maior parte das emissões no país.
E isso aumenta o problema porque quando a floresta vai embora, a umidade também vai. Sem árvores, temos menos nuvens, menos chuva e mais exposição direta ao sol. Resultado: a Terra esquenta ainda mais.
No vídeo acima, o g1 te explica como esse aquecimento acontece e o motivo de termos chegado a esses patamares.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.