Avenida em Salvador terá área de proteção para ciclistas
Uma Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC) foi implantada nesta terça-feira (2), na Avenida Magalhães Neto, no bairro da Pituba, em Salvador. O projeto piloto prevê a presença de placas, painéis luminosos e reforço de agentes do órgão municipal de trânsito ao longo da via, nas terças e quintas-feiras, das 4h às 6h.
Segundo a prefeitura, a medida atende a um acordo feito com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e se inicia em caráter experimental. Na prática, o projeto vai:
Bloquear toda a via principal da Magalhães Neto durante duas horas;
O fluxo de veículos do local será remanejado para a marginal, entre 4h e 6h.
O superintendente da Transalvador, Diego Brito, explica que a medida foi tomada após uma série de reuniões com o MP-BA, levando em consideração um estudo técnico.
“Nesse horário, quase não temos carros e motos naquele trecho. Os ônibus que circulam vão passar pela rua de dentro. Vamos liberar a via para os atletas de competição que treinam diariamente e precisam de segurança, sem competir com os demais veículos”, explicou.
Ainda de acordo com o superintendente, o projeto poderá ser estendido para a faixa de orla da cidade, em um segundo momento.
Com cerca de 310 km de rede cicloviária, a capital baiana ampliará sua malha em mais 50 km até o final deste ano. Além disso, o programa Bike Salvador oferta 400 bicicletas em diversos pontos da capital baiana.
A cidade tem ainda 60 bikes do Sistema Bike Turista, instalado em 12 hotéis, englobando toda a orla atlântica e o Centro Histórico.
Uma Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC) foi implantada nesta terça-feira (2), na Avenida Magalhães Neto, no bairro da Pituba, em Salvador. O projeto piloto prevê a presença de placas, painéis luminosos e reforço de agentes do órgão municipal de trânsito ao longo da via, nas terças e quintas-feiras, das 4h às 6h.
Segundo a prefeitura, a medida atende a um acordo feito com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e se inicia em caráter experimental. Na prática, o projeto vai:
Bloquear toda a via principal da Magalhães Neto durante duas horas;
O fluxo de veículos do local será remanejado para a marginal, entre 4h e 6h.
O superintendente da Transalvador, Diego Brito, explica que a medida foi tomada após uma série de reuniões com o MP-BA, levando em consideração um estudo técnico.
“Nesse horário, quase não temos carros e motos naquele trecho. Os ônibus que circulam vão passar pela rua de dentro. Vamos liberar a via para os atletas de competição que treinam diariamente e precisam de segurança, sem competir com os demais veículos”, explicou.
Ainda de acordo com o superintendente, o projeto poderá ser estendido para a faixa de orla da cidade, em um segundo momento.
Com cerca de 310 km de rede cicloviária, a capital baiana ampliará sua malha em mais 50 km até o final deste ano. Além disso, o programa Bike Salvador oferta 400 bicicletas em diversos pontos da capital baiana.
A cidade tem ainda 60 bikes do Sistema Bike Turista, instalado em 12 hotéis, englobando toda a orla atlântica e o Centro Histórico.