VÍDEO: professora usa Inteligência Artificial para projetar sonhos de carreira de alunos no ES


Professora usa IA para projetar sonhos de carreira dos alunos no ES
Um projeto realizado em uma escola municipal de Cariacica, na Grande Vitória, tem aproximado tecnologia e imaginação do sonho de carreira das crianças. A professora Thais Moral utilizou Inteligência Artificial para mostrar às crianças como elas poderiam se ver no futuro, de acordo com seus sonhos e escolhas profissionais.
Na atividade, cada estudante escreveu o que gostaria de ser quando crescer. Com ajuda da tecnologia, eles puderam ver a própria imagem transformada pela IA em profissões que eles gostariam de desempenhar no futuro.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
A atividade fez parte de uma disciplina eletiva “Pequenos Exploradores”, do ensino em tempo integral da escola EMEF Arthur da Costa e Silva, no bairro Aparecida, em Cariacica.
Foi assim com Brian, que se enxergou como jogador de futebol.
O aluno Brian quer ser jogador de futebol
Fernando Estevão
“É porque quando minha mãe deixa eu brincar com meus amigos, eles pegam uma bola pra nós jogarmos. Daí a gente forma um time e fica jogando na quadra”, contou.
Kézia, colega de turma, sonha em abrir o próprio negócio.
Estudante Kézia sonha em ser dona de um salão
Fernando Estevão
“Porque eu vejo minhas amigas, minha prima também, com maquiagem, essas coisas… Eu acho muito legal. Quando eu for dona de salão de beleza, as minhas funcionárias sempre vão ser minhas amigas, que sempre me apoiaram”, disse.
LEIA TAMBÉM:
CRIME: Cigana é morta a tiros com filho no colo e companheiro foge com a criança
CUIDADO: Obturação quebrada pode causar infecção e contrair bactéria no cérebro
Até quem já tem planos bem definidos participou da atividade. A pequena Ágatha contou que quer começar a vida profissional como caixa de supermercado, mas que esse será só o primeiro passo rumo ao curso de Medicina.
A estudante Ágatha quer começar como caixa de supermercado e depois ser médica
Fernando Estevão
“Quando eu for isso, eu vou ganhar o meu dinheiro, aí eu vou pagar minha faculdade e vou ser médica”, contou.
Segundo a professora Thais, a ideia é justamente incentivar os estudantes a sonhar e a se ver na profissão que gostaria. É uma forma de projetar, com ajuda da IA, essas expectativas profissionais.
“Eu acredito que desde cedo é importante que a criança tenha esse incentivo, que ela possa se conhecer, ter o seu projeto de vida e acreditar nela mesma”, afirmou.
Para o diretor da escola, Bruno Marques, o uso da tecnologia na sala de aula pode ser muito mais que apenas uma ferramenta digital, abrindo portas para o autoconhecimento.
“A escola tem essa função de tornar isso possível, fazer com que o aluno comece a pensar. Através dessa atividade, eles tiveram a oportunidade de se ver no futuro, e isso é muito importante para o desenvolvimento deles”.
Alunos da disciplina Pequenos Aventureiros em Cariacica
Secretaria de Educação de Cariacica
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.