
Novo local de coleta, mais afastado do campus, gerou longa espera no ponto de embarque de vans. Hospital atribui transtorno a comparecimento fora do agendamento e falha no sistema. Pacientes reclamam de fila em coleta de exames no HC de Ribeirão Preto
Idosos, pacientes em tratamento e até mães com crianças de colo enfrentaram longas filas e alguns chegaram a passar mal na manhã desta segunda-feira (26) durante o primeiro dia de funcionamento da nova sala de coleta de exames do Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto (SP).
A fila se formou por volta das 7h, no ponto de embarque de vans dentro do campus, e se estendeu ao longo do dia.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A nova unidade de coleta fica mais afastada, e o hospital disponibilizou apenas duas vans para fazer o transporte dos pacientes até o local. Durante a espera, diversos pacientes relataram mal-estar, e precisaram ser socorridos com cadeiras de rodas.
“Tenho que tirar sangue para fazer quimio amanhã. Eles tinham que ter uma estrutura para essa mudança, porque muita gente está passando mal aqui. Eu, por exemplo, não sei nem como estou de pé até agora”, relatou uma paciente à EPTV, afiliada da TV Globo.
Mudanças e confusão
A situação ocorreu no primeiro dia de funcionamento da nova sala de coleta de sangue do HC, inaugurada oficialmente nesta segunda (26). A unidade tem capacidade para atender até 700 pacientes por dia, mas segundo a direção do hospital, o fluxo foi muito superior ao esperado.
Além da mudança de endereço, o novo fluxo interno também exige que os pacientes realizem o cadastro em um terminal eletrônico com o CPF, passem por triagem e, só depois, sigam para a coleta.
A combinação de mudanças no processo, falha temporária no sistema e a limitação no transporte contribuiu para o acúmulo de pessoas.
De acordo com o diretor do setor de Laboratórios do HC, David Falango, a maioria dos pacientes que compareceu nesta segunda não tinha agendamento para o dia.
“Os pacientes saem da consulta médica com o dia e o horário definidos, mas observamos que uma proporção considerável veio fora do agendamento. Além disso, tivemos um problema no sistema no começo da manhã, o que gerou um gargalo nos atendimentos. Já atendemos mais de 400 pessoas hoje, mas o fluxo foi muito acima do previsto”, explicou.
Segundo Falango, uma mensagem enviada pelo hospital informando que o setor de coleta seria transferido a partir do dia 26 pode ter sido interpretada como um chamado geral para a data, o que teria provocado a superlotação.
Mudança na coleta de exames do HC de Ribeirão Preto causa fila, mal-estar e queixas de pacientes
Reprodução EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região