Correios auxiliam aposentados do INSS na consulta de desvios indevidos; confira onde ir no Amazonas


Beneficiários vão poder consultar, contestar e acompanhar análise de descontos indevidos a partir da sexta-feira (30). Placa dos Correios
Reprodução
A partir de sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão poder consultar, contestar e acompanhar descontos indevidos em seus benefícios diretamente em agências dos Correios. No Amazonas, 32 agências dos Correios estão habilitadas para prestar esse tipo de atendimento. Confira a tabela completa com os endereços no final desta reportagem.
Todo o atendimento será gratuito, realizado por equipes treinadas, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.
​​📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O anúncio foi feito na última quinta-feira (22), durante coletiva de imprensa no Ministério da Previdência, em Brasília. Participaram da apresentação o ministro Wolney Queiroz, a diretora de Governança e Estratégia dos Correios e presidente interina da estatal, Juliana Picoli Agatte, e o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.
Com presença em todos os municípios do país, os Correios passam a oferecer atendimento presencial a beneficiários que enfrentam dificuldades para acessar os canais digitais, como o aplicativo ou site Meu INSS — principalmente idosos e pessoas com pouco acesso à internet.
“Estamos ampliando o acesso, reduzindo barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver esse tipo de problema”, afirmou o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior .
Como será o atendimento?
O atendimento presencial será realizado em uma plataforma específica, independente da base de dados dos benefícios previdenciários, garantindo total segurança das informações.
Nas agências habilitadas, os aposentados e pensionistas poderão:
Consultar sobre existência de desconto;
Requerer a contestação de descontos não autorizados;
Reconhecer a autorização de algum desconto;
Consultar sobre resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada);
Analisar e contestar a documentação apresentada pela associação;
Imprimir o protocolo, com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS.
Quem deve procurar as agências?
O atendimento presencial é para quem tem dificuldade ou não consegue usar os canais digitais, como o aplicativo Meu INSS, ou mesmo ligar para a Central 135. O público-alvo do atendimento presencial são cerca de dois milhões de segurados que procuram as agências.
Apesar disso, os canais preferenciais para o atendimento aos aposentados continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a central 135.
O presidente do INSS reforçou que aqueles que já fizeram o pedido pelo Meu INSS ou pelo 135 não precisam ir aos Correios e que não há necessidade de correr para as agências no primeiro dia do atendimento.
“Se você for no dia 30, no dia primeiro, no dia 2, no dia 3, no dia 4, vai ser atendido da mesma forma”, ressaltou Gilberto Waller. “Não há prazo final para buscar o ressarcimento”.
Veja a lista das agências de Correios que vão fazer o atendimento presencial:
Agências dos Correios que vão fazer atendimento para consultar desvios no INSS
➡️ De acordo com o INSS, para regiões ainda não atendidas pelas agências habilitadas, estão sendo planejadas ações itinerantes e mutirões de atendimento.
INSS começa a devolver descontos indevidos de aposentados; veja o calendário
Adicionar aos favoritos o Link permanente.