Trump visita ‘Alcatraz dos jacarés’, novo centro de detenção imigrantes na Flórida


Ambientalistas e manifestantes protestam contra construção da prisão ‘Alcatraz dos Jacarés’ em frente ao Aeroporto de Treinamento e Transição Dade-Collier, na Flórida, em 28 de junho de 2025.
Mike Stocker /South Florida Sun-Sentinel via AP
O presidente Donald Trump fará nesta terça-feira uma visita de um dia aos Everglades, na Flórida, para ver de perto uma nova instalação de detenção de imigrantes que, segundo a Casa Branca, será especialmente segura por estar “cercada por jacarés”.
O centro de detenção fica em uma pista de pouso isolada, a cerca de 80 quilômetros a oeste de Miami, e poderá abrigar até 5.000 detidos. O projeto tem sido alvo de protestos pelo possível impacto ambiental sobre um ecossistema delicado e por críticas de que Trump estaria tentando enviar uma mensagem cruel aos imigrantes — além da oposição de líderes indígenas, que afirmam que a terra é sagrada.
Mas o principal argumento da administração Trump é justamente o isolamento do local — um pântano infestado de mosquitos, pítons e jacarés. A Casa Branca espera que isso transmita uma mensagem clara tanto aos detidos quanto ao mundo: as consequências de violar as leis de imigração dos EUA serão severas.
A porta-voz Karoline Leavitt afirmou que o centro é “conhecido informalmente como Alcatraz dos Jacarés”, apelido que assustou ativistas de direitos dos imigrantes, mas que agrada à abordagem agressiva do presidente republicano em relação às deportações.
Initial plugin text
“Só existe uma estrada de entrada, e a única saída é um voo só de ida”, disse Leavitt. “É isolado e cercado por vida selvagem perigosa e terreno inóspito.”
As políticas rígidas de imigração sempre foram um pilar central da plataforma política de Trump.
Durante seu primeiro mandato, em 2019, Trump negou ter sugerido a construção de um fosso com jacarés na fronteira com o México. “Posso ser duro na segurança de fronteira, mas nem tanto”, disse na época.
Agora, em seu segundo mandato, Trump já sugeriu a possibilidade de reabrir Alcatraz, a notória e isolada prisão na ilha de mesmo nome, próxima a San Francisco. Leavitt reforçou que a localização hostil do novo centro na Flórida — e sua fauna perigosa — são características positivas.
“Um centro de detenção cercado por jacarés? Sim, acho que isso é um bom fator de dissuasão para tentativas de fuga”, afirmou ela.
O ex-deputado federal David Jolly, da Flórida, um ex-republicano que agora concorre ao cargo de governador como democrata, classificou o centro como uma “encenação política insensível”.
A Casa Branca também tem promovido o impacto político de enviar alguns imigrantes em processo de deportação para instalações como o centro de detenção na Baía de Guantánamo, em Cuba, ou para uma megaprisão em El Salvador.
Os detidos pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) estão nessas instalações por motivos relacionados à imigração, como entrada ilegal no país ou permanência além do prazo do visto. Alguns aguardam deportação, outros lutam contra a remoção na justiça imigratória
Se o imigrante for acusado ou condenado por um crime violento, ele é julgado e mantido sob jurisdição criminal estadual ou federal, separada do sistema imigratório. Após cumprir a pena, pode ser transferido ao ICE para deportação.
Autoridades estaduais estão liderando a construção do centro na Flórida, mas grande parte dos custos está sendo coberta pela FEMA (Agência Federal de Gestão de Emergências), mais conhecida por atuar em desastres naturais como furacões.
O procurador-geral da Flórida, James Uthmeier — apontado pela secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, como o arquiteto do projeto — lançou a proposta com um vídeo bem produzido, com gráficos de jacarés de olhos vermelhos e trilha sonora de rock pesado.
O Partido Republicano da Flórida está arrecadando fundos com o centro, vendendo camisetas e porta-bebidas personalizados. O governador Ron DeSantis afirmou nesta segunda-feira que o centro poderá estar “pronto para funcionar” quando Trump chegar.
DeSantis, que concorreu contra Trump pela indicação republicana em 2024, também destacou a dificuldade de fuga do local.
“Eles não vão a lugar nenhum depois que estiverem lá — a menos que alguém queira tirá-los de lá — porque boa sorte em chegar à civilização”, disse o governador. “A segurança é impressionante.”
Adicionar aos favoritos o Link permanente.