
O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora está participando do Jubileu Episcopal, em Roma. Em outubro, ele completará 75 anos e poderá deixar o cargo. Dom Gil e Pe. Lucas com o Papa Leão XIV
Arquidiocese/Divulgação
O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e o papa Leão XIV se encontraram na terça-feira (1º) durante o Jubileu Episcopal, evento que reúne bispos de vários países em Roma.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Durante o encontro no Vaticano, Dom Gil comunicou de forma simbólica sua intenção de renúncia ao governo arquidiocesano. Em maio, logo após a escolha do novo pontífice, o arcebispo, em entrevista à TV Integração, já havia informado que pediria o desligamento do cargo.
No caso de dom Gil, a decisão levará em conta da idade dele, que completará 75 anos no dia 9 de outubro.
“Fiz o pedido mais como forma simbólica e devocional pois, na verdade, vou encaminhar o pedido formal à Nunciatura, para os trâmites canônicos normais”, esclareceu Dom Gil.
Segundo informações da Arquidiocese, outro ponto tratado no encontro de terça foram os processos de canonização relacionados à Arquidiocese de Juiz de Fora. Dom Gil solicitou atenção especial do Papa às causas em andamento e recebeu sua bênção para toda a Igreja particular juiz-forana.
Até a próxima sexta-feira (4), os bispos participam de um retiro espiritual no Santuário do Amor Misericordioso de Jesus, em Collevalenza.
Depois, os peregrinos darão continuidade à sua jornada e visitarão locais significativos da espiritualidade beneditina, como Subiaco e Monte Cassino, ligados a São Bento e Santa Escolástica.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Único cardeal brasileiro fora do conclave reza com os demais cardeais antes da escolha do novo papa
‘Não tenho condições pela idade’, diz Dom Raymundo Damasceno, mais velho cardeal brasileiro, sobre ser eleito papa
ASSISTA TAMBÉM: Cardeal de Capela Nova reza com os demais religiosos antes da escolha do novo papa
Único cardeal brasileiro fora do Conclave reza com os demais cardeais
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes