Nível do Guaíba desce e prefeitura de Porto Alegre começa reabertura de comportas do sistema de proteção contra cheias


Guaíba chegou a atingir a cota de inundação no Cais Mauá, que é de 3 metros, e transbordar devido às chuvas que atingiram o RS nas últimas semanas. A chuva que atingiu o estado ao longo de junho causou deslizamentos e enchentes que mataram cinco pessoas e tiraram mais de 9 mil gaúchos de casa. Prefeitura de Porto Alegre começa reabertura de comportas do sistema de proteção contra enchentes após nível do Guaíba descer
Raí Quadros/RBS TV
A prefeitura de Porto Alegre começou, na manhã desta quinta-feira (3), a reabertura das comportas do sistema de proteção contra cheias que foram fechadas para proteger a cidade de inundações causadas pelo aumento do nível do lago Guaíba.
📰 A chuva que atingiu o Rio Grande do Sul ao longo de junho causou deslizamentos e enchentes que mataram cinco pessoas e tiraram mais de 9 mil gaúchos de casa. Pouco mais de um ano da maior tragédia climática que atingiu o RS, o estado voltou a ser atingido.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O Guaíba chegou a atingir a cota de inundação no Cais Mauá, que é de 3 metros, e transbordar devido às chuvas que atingiram o RS nas últimas duas semanas. Nesta quinta, a medição feita pelo governo do estado indica que o nível do lago está em 2,64 metros – abaixo da cota de inundação, mas acima da cota de alerta, que é de 2,30 metros.
Apesar disso, a prefeitura entende que é seguro reabrir as comportas.
“O Guaíba está em declínio, assim como a maior parte dos seus afluentes. Os especialistas consultados pelo Dmae apontam que a possibilidade de ultrapassarmos a cota de inundação está bastante reduzida. Por isso, temos segurança na decisão de restabelecer a rotina normal do Cais Mauá”, explica o diretor-executivo do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Vicente Perrone.
O processo de reabertura começou pelas comportas 6 e 4. Após, serão reabertas a 1 e a 2. Todas ficam na região do Cais Mauá.
As comportas 11, 12, 13 e 14, que estão em obras na Zona Norte da Capital, permanecerão fechadas, de acordo com o Executivo Municipal. Por lá, o Guaíba também está acima da cota de alerta, que é de 3 metros: a régua marca o nível de 3,24 metros. A cota de inundação é de 3,60 metros.
As comportas 8, 9, 10 e 13 serão fechadas, definitivamente, em concreto armado. Já as comportas 11, 12 e 14 serão substituídas por portões projetados, especificamente, para as necessidades da região, que é impactada pelo Rio Jacuí.
Fechamento da comporta 12 do sistema de proteção contra cheias em Porto Alegre
Decisão pelo fechamento das comportas
O fechamento preventivo das comportas começou pela de número 12, na Zona Norte da Capital, com o uso de sacos de argila e areia.
A decisão partiu de uma reunião da Comissão Permanente de Acompanhamento (Copae), coordenada pelo prefeito Sebastião Melo no Centro Integrado de Coordenação de Serviços de Porto Alegre (Ceic-POA).
Fechamento da comporta 12 em Porto Alegre
André Ávila/ Agência RBS
LEIA TAMBÉM
Previsão de chuva intensa eleva risco de novas enchentes no RS
Porto Alegre inicia fechamento de três comportas para evitar cheias, informa prefeitura
Acessos
A comporta 12 conecta a rua Voluntários da Pátria com a Avenida Castelo Branco, na altura da Avenida Cairú, por isso o trânsito será completamente bloqueado. Quem desejar acessar o Centro da cidade deve seguir pela Voluntários da Pátria ou Avenida Farrapos.
Para acessar a Avenida Portuária, o acesso será orientado pelos agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) a partir da Avenida Ernesto Neugebauer e Rua João Moreira Maciel, no Humaitá, com trânsito liberado apenas para acesso local.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.