
Foram realizados serviços de manutenção e limpeza nas areias e nas telas de proteção, com retirada de entulhos, capina, rastelagem e nivelamento da areia, segundo a prefeitura. Praia em Palmas recebe troca de tela de proteção
Reprodução/TV Anhanguera
Com início da temporada, as praias de Palmas começaram a receber manutenção. Entre os serviços realizados está a manutenção das telas de proteção para evitar ataques de piranhas nas áreas de banho.
Com mais gente na água, os ataques de piranhas tornam-se mais frequentes. Em maio, por exemplo, um menino de oito anos foi atacado por piranhas na Praia do Caju, região sul da capital. No mesmo mês, um técnico de enfermagem também foi mordido enquanto nadava com o filho.
Segundo o prefeito em exercício Carlos Velozo (Agir), cada praia está sendo atendida conforme sua necessidade. No caso da Praia do Caju, a troca da tela de proteção era a maior necessidade e ocorreu com apoio dos bombeiros, Marinha e Exército.
“Essa em específico [a praia do Caju], ela é onde acontece o maior número de acidentes com banhistas com mordidas de piranha. Por isso, nós estamos trocando isso aqui […] As demais praias estão sendo assistidas da mesma forma, com as necessidades pontuais que foram levantadas pela zeladoria”, afirmou.
Segundo a prefeitura, também estão sendo realizados serviços de manutenção e limpeza nas areias e telas de proteção, retirada de entulhos, capina, rastelagem e nivelamento de areia, nas praias das Arnos, do Buritis, do Caju, além de varrição e remoção de terra na Orla da Praia da Graciosa.
Trabalhador realizando nivelamento de areia em praia de Palmas
Divulgação/Prefeitura de Palmas
LEIA MAIS
Criança fica ferida após ataque de piranha em praia de Palmas e mãe reclama: ‘Ninguém para dar suporte’
Ataques de piranhas aumentam nas praias e rios de Palmas; veja dicas para evitar acidentes
Cuidados para evitar acidentes com piranhas
Segundo o sargento Elton Jhon, do Corpo de Bombeiros Militar, em entrevista à TV Anhanguera, durante a temporada de praias os ataques de piranhas costumam aumentar, devido à aglomeração de banhistas nas margens das águas.
“O número de pessoas aumenta nestes ambientes aquáticos, o período de estiagem favorece isso. Então, quanto mais pessoas nessas áreas aquáticas, mais pessoas jogando comida nesses locais e, com isso, esses animais tendem a vir com mais frequência”, explica o sargento.
Confira as dicas para evitar ataques de piranha:
Evitar áreas com águas calmas e turvas;
Evitar locais com vegetação às margens do rio;
Usar sapatilhas aquáticas;
Não jogar alimentos na água, pois isso pode atrair as piranhas;
Remover a vegetação submersa que pode servir de abrigo para as piranhas.
Telas de proteção para banhistas são instaladas nas praias de Palmas
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.