
Morango é um dos destaques do turismo da região; acompanhe lista com curiosidades Você pode até já ter provado morangos doces, mas se nunca experimentou um direto de Atibaia e Região, então está perdendo uma das joias mais saborosas do interior de São Paulo. Famosa por suas plantações e festivais, a cidade guarda segredos deliciosos sobre essa fruta tão querida. A seguir separamos 3 curiosidades que vão te surpreender.
1: Morangos colhidos de manhã têm mais sabor
Os produtores de Atibaia costumam colher os morangos no início da manhã, quando ainda estão frescos e hidratados. Isso preserva o sabor e a textura da fruta, além de garantir uma aparência mais bonita para a venda.
Mesmo sendo uma fruta associada ao inverno, Atibaia tem produção o ano inteiro graças a técnicas modernas de cultivo, estufas e irrigação controlada. Então, dá para saborear morango fresco mesmo no calor do verão! Ou agora no frio do inverno.
2: Morango orgânico e sem agrotóxicos
A cidade também investe na produção sustentável. Muitos produtores locais adotam práticas orgânicas, respeitando o meio ambiente e oferecendo frutas mais saudáveis — uma tendência que cresce a cada safra.
Além de ser uma delícia, o morango gera renda para centenas de famílias em Atibaia. A produção envolve agricultura familiar, cooperativas e pequenos produtores, impulsionando feiras, turismo rural e eventos gastronômicos.
3: Terra do Morango
🍓👑 Entre as décadas de 1950 e 1960, imigrantes japoneses e italianos chegaram à região com um sonho em comum: construir uma nova vida com base na agricultura. Escolheram o morango como símbolo dessa jornada — e não demorou muito para que Atibaia se tornasse a maior produtora da fruta no estado de São Paulo. Desde então, a cidade e toda região mantêm essa tradição com orgulho, sabor e muita história.
Quem apresenta o Turismo Atibaia e Região?
A página Turismo Atibaia e Região é um oferecimento do Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau – a ARC&VB, uma entidade representativa de toda a cadeia de empresários do setor turístico dos 12 municípios que compõem a região de Atibaia. Criado em 2004, o ARC&VB trabalha para desenvolver a atividade turística na região de forma sólida e sustentável.