
Procedimento foi feito em parceria com a Rio Transplante e durou cerca de duas horas. Cabo Frio tem segunda captação de órgãos do ano no Hospital São José Operário
Prefeitura de Cabo Frio/Divulgação
A equipe do Hospital Municipal São José Operário, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, fez nesta sexta-feira (4) a segunda captação de órgãos do ano. O procedimento foi uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a equipe da Rio Transplante.
Segundo informações da Prefeitura, a doadora foi uma paciente de 53 anos, internada na Unidade de Pacientes Graves (UPG), com diagnóstico de Acidente Vascular Encefálico (AVE) hemorrágico. Ela evoluiu para morte encefálica.
O diagnóstico foi confirmado após a realização de dois testes clínicos, além do teste de apneia e de um método gráfico. A captação começou por volta das 10h e durou cerca de duas horas.
De acordo com a secretaria de Saúde, a operação envolveu diversos setores do hospital, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, maqueiros, a Central de Ambulâncias e a administração.
O protocolo de morte encefálica foi conduzido pelos médicos plantonistas e pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos, Tecidos e Transplantes (CIHDOTT), com apoio da equipe multidisciplinar da unidade.
A equipe da Rio Transplante chegou e saiu da cidade de helicóptero, por meio do Aeroporto Internacional de Cabo Frio, para garantir mais agilidade na operação.
A secretária municipal de Saúde, Beatriz Trindade, acompanhou todo o processo e destacou a importância do gesto da família da doadora.
“Sempre temos o objetivo de incentivar a doação de órgãos. É um momento delicado, mas nossas equipes se empenham para levar esperança e vida a quem aguarda por um transplante. É um momento de emoção e muito amor”, disse a secretária.
Essa foi a segunda captação de órgãos realizada em 2025. A primeira aconteceu em março, também no Hospital São José Operário, quando uma equipe da Rio Transplante captou órgãos de um paciente de 52 anos que teve morte cerebral após um AVC isquêmico.