
Segundo a Neoenergia Elektro, entre janeiro e junho deste ano foram registradas aproximadamente 30 ocorrências que deixaram moradores sem energia elétrica. Empresa disse que nas férias escolares de julho aumentam o número de casos no estado devido ao tempo seco e céu azul. Pipas já deixaram mais de 56 mil pessoas sem energia na Baixada Santista em 2024
Divulgação/Neoenergia Elektro
Mais de 6 mil moradores de Guarujá, no litoral de São Paulo, ficaram sem energia elétrica pelo menos uma vez no primeiro semestre de 2025 por conta de pipas que se prenderam à fiação e causaram problemas no abastecimento elétrico. Peruíbe também registrou ocorrências.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos e Região no WhatsApp.
Os dados são da Neoenergia Elektro, empresa responsável pelo serviço na região. A concessionária registrou, somente em Guarujá, um aumento de 175% no número de casos em comparação com 2024, com 11 ocorrências entre janeiro e junho deste ano.Em Peruíbe, os incidentes da mesma natureza dobraram: foram 13 registros contra seis no ano passado.
Segundo a empresa, as férias escolares de julho aumentam o número de ocorrências em todo o estado de São Paulo, já que o mês é marcado pelo tempo seco e céu azul — condições ideais para empinar pipas.
A concessionária, que distribui energia para 223 cidades paulistas e outras cinco em Mato Grosso do Sul, registrou que mais de 200 mil clientes ficaram sem energia elétrica pelo menos uma vez em 2025 por conta dos objetos.
As linhas de pipas causam desligamentos ao romperem cabos de energia e também podem provocar curtos-circuitos ao ficarem presas na fiação. Além disso, soltar pipas em áreas inadequadas pode oferecer sérios riscos à saúde, inclusive levando à morte por descarga elétrica.
Cuidados ao soltar pipa
Procure espaços abertos, onde não há risco de contato com fios;
Empine pipas longe da rede elétrica em locais como parques, praias, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos;
Se a pipa ficar enroscada nos fios elétricos, jamais tente retirá-la;
Nunca use varas e não suba em postes e muros para tirar uma pipa;
Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte;
Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente;
Não use cerol, pois esse produto pode danificar os fios e oferecer riscos à população, principalmente aos motociclistas.
Férias escolares de julho aumentam o registro de ocorrências de incidentes com pipas em todo o estado de São Paulo.
Divulgação/Neoenergia Elektro
Como acionar a Neoenergia Elektro?
Em caso de acidentes relacionados ao sistema de energia, a orientação é para nunca se aproximar do local e comunicar imediatamente à concessionária.
Ocorrências com a rede de distribuição de energia da Neoenergia Elektro devem ser comunicadas pelo 0800-701-01-02. O canal de atendimento é gratuito e funciona 24 horas.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos