
Vídeos do técnico e do jogador foram manipulados por inteligência artificial e usados em anúncios que levam torcedores a realizar PIX a criminosos. Conteúdo enganoso circula no dia da disputa do Fluminense contra o Chelsea no Mundial de Clubes. É #FAKE vídeo em que Renato Gaúcho e Thiago Silva anunciam doação de camisas do Fluminense; trata-se de golpe
Reprodução
Circulam nas redes sociais anúncios com vídeos do técnico Renato Gaúcho e do jogador de futebol Thiago Silva anunciando uma doação de camisas oficiais do Fluminense. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑Como são os anúncios?
Eles circulam nas redes sociais da Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads) desde esta segunda-feira (7). As propagandas enganosas usam dois vídeos manipulados do treinador e do capitão do clube, nos quais eles prometem camisas oficiais de graça a torcedores:
“Estou passando para avisar que estamos distribuindo camisas oficiais do Fluminense totalmente de graça. […] Clica em saiba mais, responda o quiz agora e garanta seu presente do Fluzão”, dizem os registros falsos.
Ao clicar em ‘saiba mais’, a vítima é levada a um jogo de perguntas sobre o Mundial de Clubes, torneio em que o Fluminense disputa a semifinal contra o Chelsea nesta terça-feira (8). Em seguida, o site exibe quatro camisas disponíveis para “resgate gratuito” —e requer o pagamento de uma taxa de entrega.
Trata-se de um golpe do PIX, que faz a vítima repassar dados pessoais e transferir um valor entre R$29,87 e R$42,81 a criminosos, dependendo do frete escolhido. A quantia só pode ser paga via PIX e é direcionada a uma intermediadora de pagamentos, que não deixa claro quem é o destinatário final.
As falsas peças publicitárias podem ser encontradas na Biblioteca de Anúncios da Meta. Trata-se de uma central de informações sobre todas propagandas (pagas por usuários ou empresas) veiculadas nas redes da plataforma. O material aparece para o usuário de acordo com idade, gênero, localização e interesses.
⚠️ Por que isso é mentiroso?
Os vídeos foram manipulados por inteligência artificial (IA). Os anúncios alteraram o áudio de gravações reais de Renato Gaúcho e Thiago Silva para enganar torcedores (leia mais abaixo).
O Fato ou Fake entrou em contato com a assessoria de imprensa do Fluminense, que confirmou se tratar de conteúdo falso. O clube afirmou ainda ter conhecimento sobre casos semelhantes, que envolvem um vídeo de IA do goleiro Fábio. O Fluminense repassou os anúncios falsos ao departamento jurídico, para que as páginas sejam retiradas do ar imediatamente.
O Fato ou Fake usou um print dos vídeos para realizar uma busca reversa no Google Lens, ferramenta que consegue apontar correspondências mais antigas de um conteúdo na internet.
O vídeo do técnico foi originalmente publicado no TikTok do Fluminense, em 11 de junho deste ano. Na gravação autêntica, ele diz: “É um privilégio trabalhar de novo com ele [Soteldo]. Tenho certeza que já já ele vai cair nas graças da torcida”.
Já a gravação de Thiago Silva foi compartilhada em 16 de junho no Instagram do time e do Maracanã, em comemoração aos 75 anos do estádio. “Fico muito feliz em ter feito parte um pouco dessa história”, disse o jogador.
Além disso, o Fato ou Fake extraiu o áudio dos materiais enganosos e submeteu à plataforma Hiya, que identifica falas criadas ou manipuladas por IA. A ferramenta usa uma escala de 0 a 100 de “nível de autenticidade” para classificar os conteúdos.
Resultado da verificação: o vídeo de Renato Gaúcho obteve 2 de pontuação e o de Thiago Silva, 14. Significa que os áudios são provavelmente deepfakes (artificiais).
📌 O que diz a Meta?
Procurada pelo Fato ou Fake para comentar os anúncios golpistas, a assessoria de imprensa da Meta enviou, por e-mail, a resposta padrão que dá diante de casos semelhantes:
“Atividades que tenham como objetivo enganar, fraudar ou explorar terceiros não são permitidas em nossas plataformas e estamos sempre aprimorando a nossa tecnologia para combater atividades suspeitas. Também recomendamos que as pessoas denunciem quaisquer conteúdos que acreditem ir contra os Padrões da Comunidade do Facebook, das Diretrizes da Comunidade do Instagram e os Padrões de Publicidade da Meta através dos próprios aplicativos”.
É #FAKE vídeo em que Renato Gaúcho e Thiago Silva anunciam doação de camisas do Fluminense; trata-se de golpe
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)