
Estado é atrativo devido à localização privilegiada para a rota do tráfico de drogas. 90% dos homicídios no Ceará são causados por conflitos entre sete facções, diz governador
O Ceará vem enfrentando uma onda de violência que se intensificou no último ano, fazendo com que o estado tivesse a maior taxa do país de homicídios dolosos por 100 mil habitantes em 2024 e registrasse mais de mil assassinatos nos primeiros cinco meses de 2025.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Em entrevista à TV Verdes Mares nesta quarta-feira (9), o governador Elmano de Freitas afirmou que 90% desses crimes são causados por disputas entre sete facções criminosas que atuam no Ceará.
“O estado do Ceará tem uma peculiaridade, aqui nós temos algo em torno de sete organizações criminosas. Em alguns estados do Brasil, uma organização criminosa dominou tudo, então ela não disputa território com outra, porque ela já dominou tudo, no Ceará não é assim. […] Então 90% desses homicídios, infelizmente, é um jovem cearense que foi aliciado por uma organização criminosa, que vai a um território matar outro jovem que foi aliciado por outra organização criminosa”, disse Elmano de Freitas.
Assista no vídeo acima ao trecho em que o governador fala sobre segurança no estado.
Governador Elmano de Freitas disse que está investindo em ações de combate ao crime.
Thiago Gadelha/SVM
O estado, segundo o governador, é atrativo para os criminosos devido à localização privilegiada para a rota do tráfico de drogas.
“Uma qualidade que do Ceará é ter um porto muito bom, o mais próximo da Europa e dos Estados Unidos, e um aeroporto que tem voos internacionais. Isso é bom para a economia, é bom para o cidadão, é bom para os negócios, mas, ao mesmo tempo, o tráfico de drogas olha para isso como uma oportunidade de por aqui ele fazer o tráfico. Então a droga que vem do Peru, da Colômbia, eles passam pelo Brasil e querem que a porta de saída seja pelo Ceará”, afirmou o governador.
Governador Elmano fala sobre violência no Ceará, concessão da Enel e mais
Assista no vídeo acima à entrevista na íntegra com o governador Elmano de Freitas.
LEIA TAMBÉM:
Ceará tem a maior taxa de homicídios do Brasil em 2024, aponta Ministério da Justiça
Ações de combate
Governo está realizando ações com a juventude e reforçou a presença da polícia nas ruas para combater a ação dos criminosos no Ceará.
SSPDS/ Divulgação
Conforme Elmano, o governo tem tomado uma série de medidas para combater a ação dos criminosos e evitar que outros jovens sejam aliciados pelas facções.
“Estamos realizando política de juventude para tentar evitar que esse jovem entre na organização criminosa. Nós estamos fazendo o processo de escola de tempo integral, estamos construindo 138 escolas. […] Ao mesmo tempo, fazendo investimento muito forte na segurança pública, principalmente com mais presença da polícia nas ruas. Por isso nós já contratamos mais de 3.500 profissionais de segurança”, relatou Elmano.
Ainda de acordo com o governador, diariamente a polícia prende cerca de 100 pessoas em flagrante. Porém, algumas são soltas pela Justiça.
“Estamos em uma negociação com o judiciário, buscando construir o entendimento, cada vez de maneira mais profunda, informações mais robustas para demonstrar aos magistrados que determinadas pessoas não podem ser soltas. Nós não podemos prender 30 mil pessoas por ano e, ao final, ter algumas pessoas que são soltas. […] Precisamos da colaboração de todos os poderes para poder prendermos e, efetivamente, as pessoas ficarem presas”, disse o governador.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará