
Em todo o estado de São Paulo, segundo o Ministério da Saúde, são 448 novos médicos. O objetivo é ampliar a cobertura da atenção primária em regiões de maior vulnerabilidade social. Programa Mais Médicos
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Vale do Paraíba, Litoral Norte e a região bragantina receberam, na última segunda-feira (7), um reforço de 29 novos profissionais do programa Mais Médicos.
Em todo o estado de São Paulo, segundo o Ministério da Saúde, são 448 novos médicos. O objetivo é ampliar a cobertura da atenção primária em regiões de maior vulnerabilidade social.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Das 46 cidades da região, 13 terão reforço de médicos, com destaque para São José dos Campos, que recebe 6 novos profissionais.
Jacareí e Taubaté aparecem em seguida na lista dos municípios com o maior número de reforço: 4 médicos cada. Caçapava, por sua vez, recebeu outros 3 — veja a lista abaixo:
São José dos Campos: 6
Jacareí: 4
Taubaté: 4
Caçapava: 3
Caraguatatuba: 2
São Sebastião: 2
Ubatuba: 2
Atibaia: 1
Bananal: 1
Bom Jesus dos Perdões: 1
Bragança Paulista: 1
Cachoeira Paulista: 1
Lorena: 1
Vale do Paraíba vai receber novos 29 profissionais Mais Médicos
Distribuição dos médicos no Brasil
Segundo o MS, a oferta das vagas do programa considerou o cenário atual de distribuição de profissionais no país, segundo o Demografia Médica 2025. O estudo – realizado pelo Ministério da Saúde, Universidade de São Paulo (USP) e Associação Médica Brasileira (AMB) –, aponta a proporção de médicos por habitante nas diferentes regiões do país.
A prioridade do Mais Médicos é atender aquelas regiões de maior vulnerabilidade social e com menor número de profissionais. As vagas do edital contemplaram, em sua maioria, regiões vulneráveis de municípios de pequeno porte (75,1%), médio porte (11,1%) e grande porte (13,8%).
O Programa Mais Médicos garante assistência a mais de 63 milhões de brasileiros em todo o país. Com a meta de alcançar 28 mil profissionais, atualmente conta com cerca de 24,7 mil médicos atuando em 4,2 mil municípios – o que representa 94% do território nacional coberto pelo programa.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina