Em meio ao luto, família de jovem de 13 anos doa órgãos e salva 5 vidas: ‘Quanto bem ele não tá fazendo’, diz pai


A doação deve ajudar pessoas em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Distrito Federal. Pai de Gabriel fala sobre a decisão de doar os órgãos do filho
Redes sociais
Em meio ao luto, a família de Gabriel Barrios Pereira, de 13 anos, decidiu autorizar a doação de órgãos, do adolescente após a confirmação da morte cerebral do menino no Hospital da Vida em Dourados (MS). Ao todo, cinco pessoas foram beneficiadas com a ação dos familiares do jovem.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Ainda processando a morte, o pai de Gabriel, Doralício Lopes Pereira, compartilhou o sentimento e o que motivou a realizar a doação dos órgãos do menino.
“Eu não vou ter meu Gabriel, mas quantas vidas ele tá salvando. Eu sei que é difícil para mim, para a família, não é fácil, mas quanto bem ele não tá fazendo”, ressaltou a importância da doação de órgãos.
Os órgãos foram encaminhados para doação em uma operação delicada entre a remoção e o transporte, em que as equipes corriam contra o tempo. O coração, fígado, córneas e rins de Gabriel foram encaminhados a diferentes destinos, em Mato Grosso do Sul, São Paulo e o Distrito Federal.
O procedimento de captação de coração teve apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), pois o órgão deve ser transplantado em até quatro horas após a retirada. A operação marca a retomada desse tipo de procedimento na cidade, que não registrava uma captação cardíaca há quatro anos.
A operação mobilizou profissionais de diferentes regiões e contou com escolta da Guarda Municipal até o aeroporto de Dourados. Segundo a equipe responsável, a captação foi concluída por volta das 12h30.
O acidente
Gabriel estava em uma motocicleta quando colidiu com uma árvore, em um assentamento na região rural de Iguatemi (MS), no último sábado (5) . O menino foi encaminhado ao Hospital da Vida em Dourados ainda na madrugada de domingo, e na terça-feira teve a morte encefálica confirmada.
Após a autorização da família, as equipes iniciaram o procedimento para a captação dos órgãos, que foram levados com a escolta da Guarda Municipal até o Aeroporto de Dourados, para serem encaminhados até os receptores.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.