
Esta será a 16ª vez que a imagem original do Senhor do Bonfim sairá do altar-mor, localizado na Basílica Santuário, e ficará exposta para a veneração dos fiéis. Imagem original de Senhor do Bonfim está em exposição na igreja
A imagem original do Senhor do Bonfim, trazida de Portugal há 280 anos, ficará exposta na basílica que leva o mesmo nome do santo, em Salvador, até o dia 10 de agosto, das 7h30 às 18h, para a veneração dos fiéis. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (11) durante coletiva de imprensa.
Na ocasião, o padre Edson Menezes destacou a importância da aproximação dos devotos com a imagem original do Senhor do Bonfim.
“O povo baiano tem um carinho sobrenatural com o Senhor do Bonfim. Através da cruz, como um sinal de misericórdia e amor, ele atrai inúmeras pessoas que buscam conforto espiritual e esperança”, disse.
Esta será a 16ª vez que a imagem original do Senhor do Bonfim sairá do altar-mor, localizado na Basílica Santuário, e ficará exposta para a veneração dos fiéis. Momentos como este aconteceram em anos como:
1823: Em janeiro, por motivo de calamidade pública, a imagem do Senhor do Bonfim saiu pela primeira vez em solene procissão de penitência para a Igreja de São Domingos, ao Terreiro de Jesus;
1923: Em 3 de julho, por solicitação do ex-governador da Bahia, doutor José Joaquim Seabra como parte das comemorações das festas do 1º centenário da Independência da Bahia a imagem do Senhor do Bonfim torna a percorrer as ruas de Salvador;
1949: Em 29 de março, em comemoração ao 4º centenário da fundação da cidade de Salvador;
2019: A imagem do Senhor do Bonfim ficou exposta na própria Igreja para veneração dos fiéis durante a Jornada de Veneração à Santa Cruz do Senhor do Bonfim.
Além de padre Edson, também participaram da coletiva o juiz-presidente da Devoção do Senhor do Bonfim, Marcelo Sacramento, e o artista plástico Bel Borba.
Imagem original do Senhor do Bonfim está em exposição na basílica que leva mesmo nome do santo em Salvador
Luanne Ribeiro/Basílica Santuário Senhor do Bonfim
Jubileu dos 280 anos da chegada da imagem
Durante a coletiva de imprensa, nesta sexta-feira, também foi divulgada a programação do Jubileu Comemorativo aos 280 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim na capital baiana. O fato, que aconteceu no ano de 1745, foi o cumprimento de uma promessa feita pelo capitão de mar-e-guerra, Teodósio Rodrigues de Faria.
A celebração será marcada pela realização de Missa campal, da Procissão de Velas, da apresentação do Núcleo de Músicas Antigas (OSBA) e do seminário com a participação do Presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Joaci Góes, e do Cardeal de Setúbal, Dom Américo Manuel Alves Aguiar.
Confira a programação completa:
📅 1º de agosto
🕐 17h30 – Desembarque da Imagem na Praia da Penha do Navio da Marinha do Brasil (fazendo memória da sua chegada no dia 18/04/1745)
🕐 18h – Procissão de velas: a Imagem segue em procissão até a Colina Sagrada, repetindo o trajeto feito em 1754.
📅 8 de agosto
🕐 18h – Apresentação de Núcleo de Músicas Antigas (OSBA)
📍 Onde: Basílica Santuário Senhor do Bonfim
📅 9 de agosto
🕐 9h às 11h – Seminário: “280 anos da chegada da Imagem do Nosso Senhor do Bonfim à Bahia – Perpetuação da Devoção”
Palestrantes: Joaci Góes (Presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia) e Dom Américo Manuel Alves Aguiar (Cardeal de Setúbal)
📍 Onde: Auditório Dom Geraldo Majella | Avenida Leovigildo Filgueiras, 270 – Garcia
📅 10 de agosto
🕐 7h30 – Missa Campal: Presidida pelo Cardeal de Setúbal, Dom Américo Manuel Alves Aguiar, e Con-celebrada pelo Cardeal Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha, Bispos e Padres Arquidiocesanos
📍 Onde: Largo do Bonfim
Implantação do primeiro Columbário da Bahia
Ainda durante a coletiva de imprensa, Marcelo Sacramento e padre Edson Menezes anunciaram a aquisição de um terreno para ampliar a área sistemática da Devoção do Senhor do Bonfim. Uma das ações, que já estão sendo aplicadas no espaço, é a ampliação imediata do estacionamento do Santuário.
Na ocasião, o juiz-presidente da mantenedora da Basílica do Bonfim comentou outros planos a serem concretizados na área adquirida.
“Temos o propósito de estar à frente do planejamento da criação de um Centro de Cultura e Artes juntamente com todos os atores que fazem o Complexo da Colina Sagrada, como uma forma de incentivar o setor criativo que, com certeza, vai fomentar a formação intelectual e cultural das pessoas que residem na região da Cidade Baixa, em Salvador, e também, os turistas que visitam o nosso estado”, ressaltou Marcelo Sacramento.
Também foram apresentados os detalhes dos novos processos do columbário — espaço onde são armazenadas urnas com as cinzas de pessoas falecidas após a cremação — que será instalado no interior da Basílica Santuário e que será o primeiro da Bahia.
“As vendas serão iniciadas em agosto, por meio de um plataforma virtual. Deste modo, qualquer pessoa poderá adquirir de qualquer lugar do Brasil e trazer os restos mortais do seu ente querido para serem depositados na Mansão da Misericórdia”, explicou Marcelo.
As ações apresentadas têm como objetivo conseguir recursos para o fortalecimento das ações pastorais, de preservação e manutenção da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim que, em 2025, completou 271 anos.
LEIA TAMBÉM:
Centenas de devotos fazem fila para tocar na imagem original do Senhor do Bonfim em Salvador
Senhor do Bonfim por Salvador: veja outras ocasiões históricas que imagem foi ao ‘encontro’ do povo
Homenagens ao Senhor do Bonfim reúnem milhares de fiéis em tradicional lavagem em Salvador
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻