
Crimes ocorreram entre a tarde e a noite de sábado (12), no município de Coari. Todos os mortos possuem passagem pela polícia, que investiga se há relação entre os crimes e quais as motivações. Delegacia de Coari, no Amazonas
Erlon Rodrigues/PC-AM
Quatro pessoas morreram e uma criança de sete meses foi baleada durante uma onda de violência no município de Coari, no interior do Amazonas, entre a tarde e a noite de sábado (12). Todos os mortos possuem passagem pela polícia, que investiga se há relação entre os crimes e quais as motivações.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A primeira ocorrência foi registrada no Balneário do Guarabira, onde Douglas Moraes do Nascimento, de 22 anos, conhecido como “Paizão”, foi executado a tiros. Durante o ataque, uma bebê de sete meses também foi atingida e permanece internada no Hospital Regional de Coari. A criança deve ser transferida para Manaus para retirada do projétil e o estado de saúde dela não foi divulgado.
Ainda na noite de sábado, policiais militares receberam informações sobre o paradeiro de João Monteiro de Andrade Filho, de 27 anos, conhecido como “Netinho da Padre Mário”, suspeito de envolvimento no ataque. Ele foi localizado no bairro Chagas Aguiar, onde teria atirado contra os agentes. Durante o confronto, foi atingido e morreu no local.
Com o suspeito, a PM apreendeu uma pistola calibre .40 com sete munições intactas. Três estojos deflagrados foram encontrados na área. O material foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Coari.
Segundo o comandante do 5º Batalhão da PM, tenente-coronel Pedro Moreira, “Netinho” era considerado de alta periculosidade, com histórico de envolvimento em tráfico de drogas, pirataria de rio, homicídios e roubos. Ele havia sido preso em Manaus, mas estava em liberdade.
Jovem ataca segurança com terçado e é baleado por PM durante festa em adega no interior do AM
Homem é baleado enquanto dirigia carro em avenida da Zona Norte de Manaus
Outras duas mortes são investigadas
Ainda na noite deste sábado, outras duas mortes ocorreram em um intervalo de 20 minutos. Por volta das 22h30, no bairro Santa Helena, Israelson Mesquita da Silva, de 22 anos, foi morto a tiros. Segundo a Polícia Militar, ele já tinha envolvimento com crimes desde a adolescência.
Às 22h50, mais um homicídio foi registrado, desta vez no bairro Santa Efigênia. A vítima foi identificada como Janderson Santos da Silva, de 23 anos. Ele chegou a ser socorrido por moradores, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O jovem também tinha passagens pela polícia.
Nenhum suspeito foi identificado. A Polícia Militar informou que vai seguir com operações na cidade e que novas prisões devem ocorrer nos próximos dias.
Atlas da Violência 2025 mostra dados sobre homicídios no Amazonas em 2023