Multas por avançar sinal vermelho crescem 125,3% em Araras; infração é gravíssima


Mais de 1 mil motoristas foram autuados pela infração só na Avenida Dona Renata. Além dos radares, Guarda Civil Municipal ajuda na fiscalização do trânsito. Infrações por passar sinal vermelho crescem 125% neste ano em Araras
As multas por passar em sinal vermelho nos semáforos das ruas e avenidas de Araras (SP) cresceram 125,3% de janeiro a abril deste ano em relação ao mesmo período de 2024. A infração é gravíssima. (veja mais abaixo).
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
De janeiro a abril deste ano foram 1.077 infrações. No ano passado, foram 478. Segundo a prefeitura, mais de 1 mil motoristas foram autuados só na Avenida Dona Renata, e não houve aumento na quantidade de radares na cidade. A Guarda Municipal também ajuda na fiscalização do trânsito.
“Infelizmente os motoristas ainda não se conscientizaram da importância da educação para o trânsito. Os agentes de trânsito e os guardas civis municipais, segundo seguindo a lei 13.022 e a lei 14.599 que altera o Código de Trânsito Brasileiro, tem atuado diuturnamente na fiscalização do trânsito para que tenhamos um trânsito com mais humanidade e mais respeito”, disse o comandante da GCM Cristiano Rogério Barboza.
Mais notícias da região:
VIOLÊNCIA: VÍDEO: idoso de 88 anos é arrancado de carro em assalto e quase é atropelado em SP
CAMPANHA: Após ter carro atingido por avião, motorista de app é assaltado e tem veículo destruído em acidente que matou ladrão
ACIDENTE: Motociclista de 35 anos morre em acidente em vicinal entre Araraquara e Motuca
🚦 Melhor esperar o sinal abrir 🚦
Veja as consequências de passar no sinal vermelho:
Multa: O valor da multa por avançar o sinal vermelho é de R$ 293,47.
Pontos na CNH: A infração adiciona 7 pontos na CNH do condutor.
Gravidade: A infração é considerada gravíssima, conforme o Artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Riscos: Avançar o sinal vermelho pode causar acidentes graves e até fatais, além de colocar em perigo a vida de pedestres e outros motoristas.
Por conta do risco de ficar no semáforo à noite, está em estudo o sistema de amarelo piscante.
“Por medidas de segurança, há um estudo que em breve nós adotaremos o sistema de amarelo piscante das 22h até às 6h, para que a população não tenha que ficar parada no cruzamento. Porém, esse amarelo piscante não dá o acesso livre na via. O motorista deve sempre prestar atenção no fluxo de veículo e no cruzamento”, disse o comandante da GCM.
Carro passa em sinal vermelho em avenida de Araras, SP
Reprodução
Semáforo inoperante gera multa?
Um morador relatou à EPTV, afiliada da TV Globo, que semáforos estariam multando quando os equipamentos estão no amarelo piscante, por conta de queda de energia. Contudo, a Secretaria de Segurança afirmou que os motoristas não são flagrados pelo radar quando os semáforos estão inoperantes.
A prefeitura informou que os radares foram ajustados nesta sexta-feira (11), e que funcionam de acordo com as normas do Inmetro e do Ipem.
VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.