Muito além do projeto: o impacto da gestão de obras na satisfação do cliente


Poeira, prazos estourados e uma infinidade de fornecedores para gerenciar. Para muitos, essa ainda é a imagem que vem à mente quando o assunto é reforma. Neste cenário, as empresas que se destacam são aquelas que unem uma gestão de obras minuciosa ao cuidado com cada detalhe — transformando a jornada da obra em um processo pautado pela confiança e pela sofisticação.
No mercado de alto padrão, as construtoras têm trabalhado para desmistificar essa percepção ao provar que o verdadeiro luxo não reside apenas nos acabamentos impecáveis, mas na tranquilidade e na excelência do processo construtivo. Com um bom planejamento e uma equipe de gestão responsável é possível contornar imprevistos, minimizando burocracias, desperdícios e alterações no cumprimento dos prazos.
Para Mateus Pellegrinello, sócio-diretor da Anteus Construtora, o diferencial da empresa mora nos bastidores. “Nosso maior ativo não está apenas na qualidade visível do acabamento final, mas em como chegamos até ele”, afirma.
A empresa, que tem em seu portfólio grandes transformações em apartamentos, baseia sua filosofia naquilo que chama de “arquitetura do atendimento”: uma gestão de obras completa que coloca a experiência do cliente como pilar central.

Divulgação
“Entendemos que uma obra de alto padrão exige uma experiência de alto padrão. Nossos clientes nos confiam seu maior bem, seu lar. Nossa responsabilidade é transformar esse espaço com maestria técnica e, ao mesmo tempo, garantir que o processo seja fluido e livre de preocupações. Para nós, o verdadeiro luxo é a paz de espírito do cliente”, afirma Pellegrinello.
Essa filosofia se traduz em um serviço de gerenciamento 360°, onde a construtora assume a coordenação de todas as etapas: desde o planejamento e compatibilização de projetos até a gestão de cronogramas, orçamentos e a contratação de toda a mão de obra especializada. O cliente, por sua vez, tem um único e confiável ponto de contato, simplificando a comunicação e garantindo que sua visão seja executada com precisão.
Detalhes que fazem a diferença
Esse cuidado também se manifesta nos detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos. Um exemplo prático é a proteção rigorosa dos ambientes durante a execução. Enquanto a obra avança, a atenção para preservar elementos existentes ou superfícies recém-instaladas é máximo, evitando retrabalho e eventuais custos extras e atrasos.
“Não faz sentido instalar um piso nobre e não o proteger adequadamente durante as fases seguintes da obra, por exemplo”, explica Mateus. “É por isso que investimos em soluções de ponta, como a proteção de piso Proteforte. Trata- se de papel robusto com alta resistência que utilizamos para proteger porcelanatos e madeiras, contra os impactos, arranhões e manchas comuns em um canteiro de obras. É um pequeno detalhe do processo, mas que reflete nossa mentalidade: excelência e cuidado do início ao fim.”
Ao final, a construtora entrega a materialização de um sonho, construído sobre uma fundação de confiança, profissionalismo e, acima de tudo, respeito pelo tempo e pelo investimento de cada cliente.
Seu porcelanato foi instalado. Não deixe que o resto da obra o destrua.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.