
Imagens exclusivas mostram ônibus sendo tomados por criminosos durante operação policial em Madureira
Imagens obtidas com exclusividade pelo RJ2 revelam a ação de criminosos que tomaram ônibus em Madureira, na Zona Norte do Rio, durante uma operação da Polícia Militar no Morro da Serrinha, na última terça-feira (15).
Os vídeos mostram diferentes veículos sendo interceptados, motoristas rendidos e passageiros obrigados a descer sob ameaça. Em alguns casos, os coletivos foram usados como barricadas para dificultar o avanço da polícia.
Em uma das gravações, um ônibus quase vazio trafega por uma rua do bairro quando é parado por um homem encapuzado e armado. Outros três criminosos se aproximam — um deles com um pedaço de pau — e roubam o dinheiro das passagens.
Os passageiros são obrigados a descer, e o motorista é forçado a seguir dirigindo sob ordens dos bandidos. O veículo é atravessado em uma via principal, bloqueando o trânsito.
Outro vídeo mostra um ônibus parado no sinal sendo invadido por um homem de capacete, que ignora o dinheiro guardado pelo motorista e vai direto em busca da chave do veículo. Em seguida, ele foge.
Em uma terceira gravação, um criminoso obriga o motorista a abrir a porta, exige a chave e foge na garupa de uma moto. Passageiros saem correndo pela porta traseira.
As imagens também mostram o desespero de motoristas e passageiros tentando escapar das áreas de risco.
Ônibus do BRT atravessado na Avenida Edgard Romero, em Madureira
Reprodução/ TV Globo
Ônibus que ainda não haviam sido tomados buscavam rotas alternativas, mas encontravam caçambas de lixo espalhadas propositalmente nas ruas.
Em outro momento, dois ônibus são abordados simultaneamente: um deles tenta arrancar, mas é interceptado; o outro é parado por um homem armado que exige a chave da motorista.
Operação da PM e reação do tráfico
A ação dos criminosos foi uma resposta à operação da Polícia Militar no Morro da Serrinha, que chegou ao terceiro dia consecutivo nesta quarta-feira (16).
Polícia faz operação no Morro da Serrinha e ônibus e BRT são usados como barricadas em Madureira
Segundo a porta-voz da PM, tenente-coronel Cláudia Moraes, a corporação identificou estruturas conhecidas como “casamatas” — esconderijos usados por traficantes — em áreas de mata da comunidade.
“Geralmente, quando a polícia se aproxima de um alvo importante ou liderança, eles mobilizam ações em diversos pontos para tentar distrair e criar uma cortina de fumaça. Mas nós permanecemos com nossa atuação e reforçamos o policiamento no entorno”, afirmou a oficial.
A PM informou que o Batalhão de Choque e o Bope foram acionados para conter a situação e garantir a segurança da população na região.
Passageiros em pânico
Adelina, que estava em um dos ônibus parados na Avenida Edgar Romero, relatou o momento de pânico.
“Parou o ônibus. Aí vem uma porção de jovens. Bate na porta: ‘a chave, a chave, a chave’. A gente tá tudo arriado no chão. Aí um abre a porta de trás, desce todo mundo. Aí tá todo mundo dentro daquele mercado ali”, disse Adelina.
O porta-voz do Rio Ônibus, Paulo Valente, destacou o impacto dessas ações para a população.
“O maior prejuízo não é nem para as empresas. Isso já virou quase rotina. O grande prejuízo é para a sociedade, porque o carioca fica sem o seu direito de ir e vir”, explicou.
O que diz a PM
Em nota, a Polícia Militar afirmou que monitora os casos de uso de ônibus como barricadas com o objetivo de reduzir esse tipo de crime e prender os responsáveis. A corporação informou que realiza reuniões com representantes das empresas de transporte para desenvolver estratégias que aumentem a segurança de funcionários e passageiros.
A PM destacou ainda que conta com o Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom) e com o Batalhão Tático de Motociclistas (BPM) para reprimir esse tipo de delito. Segundo a corporação, os casos evidenciam a necessidade de atualização da legislação para que as punições sejam compatíveis com a gravidade dos fatos.