
Gabriel Fernandes assina arte oficial da Festa de Sant’Ana 2025 em Caicó
O artista visual Gabriel Fernandes, natural de Caicó, é o autor da arte oficial da Festa de Sant’Ana 2025, uma das maiores celebrações religiosas do Rio Grande do Norte.
Conhecido por trabalhos que unem colagem manual, elementos do cotidiano nordestino e referências religiosas, Gabriel foi convidado pela paróquia de Sant’Ana após anos produzindo, de forma independente, obras que homenageavam a cidade e a padroeira.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
“Há mais de quatro anos, crio obras que homenageiam Caicó e Sant’Ana. Esses trabalhos sempre geraram grande identificação e representatividade. A paróquia entrou em contato comigo, relatando que muitos fiéis compartilhavam meus trabalhos todos os anos e que já estava na hora de termos uma obra especial produzida por mim, agora, de forma oficial, para a festa”, contou o artista.
LEIA TAMBÉM:
Potiguar viraliza nas redes sociais ao produzir arte de colagem em TV encontrada no lixo
Lei reconhece Ilha de Santana como patrimônio cultural, histórico e turístico do RN
Arte oficial da Festa de Sant’Ana 2025
Cedida
A arte divulgada neste mês reúne elementos simbólicos da religiosidade e da cultura seridoense. Entre os itens representados estão a Igreja de Sant’Ana, o sol e a lua, em referência ao caráter diurno e noturno da festa, além de uma máquina de costura e flores bordadas, que remetem ao artesanato e à tradição têxtil da região.
“A iconografia seridoense é riquíssima, assim como o nosso artesanato. Por isso, incluí elementos como a máquina de costura e flores bordadas. A presença da Igreja de Sant’Ana, sem dúvidas, é a minha favorita”, explicou.
Gabriel trabalha com colagens feitas à mão, utilizando papel, tecido, pintura e bordados. No caso da arte para a festa, o objetivo foi criar uma peça que provocasse sentimento de pertencimento.
“Meu trabalho envolve a colagem de diferentes materiais. Para essa obra, implementei também elementos pintados e bordados à mão, além do papel, que é sempre uma base essencial no meu processo criativo”, reforça.
Nascido e criado em Caicó, o artista afirma que sua vivência pessoal teve influência direta no processo criativo. “Sou caicoense, nordestino, potiguar raiz. Vivo e fui criado nesta cidade que me acolheu de braços abertos. Andar por nossas ruas diariamente, escutar nossas músicas, contemplar nossas paisagens… tudo isso me deu propriedade para também representá-la com verdade.”
A repercussão da arte tem sido ampla. Segundo ele, o alcance nas redes sociais fez com que o trabalho circulasse e gerasse convites para novas obras em outras cidades.
“Já ouviu o ditado ‘existe um caicoense em cada lugar do mundo’? Isso é completamente verdade. Com o alcance nas redes sociais, já recebemos convites de várias cidades para representar a cultura local. Isso é simplesmente fantástico”, celebra.
Para Gabriel, a arte tem papel direto no fortalecimento das tradições populares. “O que seria da identidade de um povo sem a sua cultura? Estamos criando histórias, imagens, pertencimento. Uma obra de arte pode resgatar memórias que estavam ávidas para serem contadas, tradições que não podem ser esquecidas, mas sim renovadas por um novo tempo”, refletiu.
A Festa de Sant’Ana de Caicó, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil desde 2010, acontece entre os dias 17 e 28 de julho e reúne milhares de fiéis, romeiros e visitantes do Seridó e de outras regiões. A programação inclui celebrações religiosas, atividades sociais e eventos culturais.
“Acredito que o meu trabalho como artista, assim como o de inúmeros outros que me rodeiam, é fundamental para o fortalecimento e continuidade da nossa cultura”, completou.
Com colagens e bordados, Gabriel Fernandes assina arte oficial da Festa de Sant’Ana
Cedida
Veja os vídeos mais assistidos do g1 RN