
No mundo da tecnologia, falar em “nuvem” ainda remete automaticamente às estruturas e serviços das Big Techs internacionais como Amazon, Oracle, Microsoft, IBM, Google, dentre outras. Porém, nos últimos anos, o setor de tecnologia no Brasil tem testemunhado um crescimento consistente na adoção de soluções em nuvem com infraestrutura local. À medida que a transformação digital avança, aumenta também a exigência por modelos que entreguem não apenas performance e segurança, mas também previsibilidade de custos, conformidade regulatória e suporte técnico humanizado.
Enquanto provedores globais continuam sendo referência em escala, o interesse por alternativas nacionais, baseadas em nuvem dedicada, com recursos exclusivos por cliente, suporte em português e atendimento regional tem crescido consideravelmente em diversos setores. A conclusão reportada pelo Gartner sobre o assunto é que até o final de 2027, 90% das empresas tenham adotado soluções de nuvem ao menos para alguma necessidade de seus negócios. Só em 2025 a movimentação deve atingir o patamar de US$723,4 bilhões.
E diante deste movimento global, o Brasil não fica para trás. Um levantamento da PwC revelou que em 2023, 73% dos executivos de empresas brasileiras entrevistados afirmaram já utilizarem serviços de nuvem para parte ou todas as suas demandas de infraestrutura de TI.
Divulgação: Opus Tech
Cloud Privada Vs Cloud Pública
Para facilitar a compreensão da modalidade, podemos pensar que enquanto uma Cloud Pública opera como um grande condomínio vertical com um prédio compartilhado, onde milhares de empresas utilizam os mesmos recursos, a Cloud Privada funciona como uma casa exclusiva dentro de um condomínio fechado, o que proporciona mais controle, maior segurança e muito mais performance.
“Quando olhamos para Clouds Privadas com Data Centers instalados no Brasil, como no caso da Opus Tech, as empresas nacionais podem usufruir ainda de uma latência menor de conexão, devido à proximidade física com os Data Centers. Além do fato de que ao estabelecer contratos e cobrar faturas totalmente em Real, proporciona maior previsibilidade financeira às empresas que se livram da volatilidade do Dólar” comenta Alexandre Conte, Head de Marketing e Vendas da Opus Tech. O executivo destaca ainda que “por manter os dados de seus clientes em Data Centers que estão em território nacional, isso também oferece adequações à LGPD e compliance à outras normas que proíbem a evasão de dados para fora do país”.
Com 2 operações de Data Centers no Brasil (Curitiba e São Paulo) e uma internacional (Miami-EUA) a empresa entrega alta disponibilidade, proteção avançada contra-ataques cibernéticos, monitoramento, suporte humanizado, recursos de backup e até rotinas de disaster recovery, sem custos adicionais aos seus clientes de nuvem.
“Para operações críticas, a disponibilidade e a agilidade no suporte fazem toda diferença. Ter um atendimento humano, local e acessível é um fator que pesa na tomada de decisão de muitas empresas”, afirma Junior Machado, CEO e fundador da Opus Tech. “Fazemos questão de oferecer, dentre outros canais, a opção de contato por telefone em nosso suporte, pois entendemos que é o melhor canal para muitas resoluções ágeis” reforça.
A busca por soluções locais vem sendo observada em setores como indústria, logística, varejo e serviços financeiros. Nesse cenário, empresas nacionais de tecnologia como a Opus Tech têm ampliado sua presença com novos data centers distribuídos no Brasil, oferecendo infraestrutura dedicada, alta disponibilidade, monitoramento contínuo e proteção contra ameaças cibernéticas.
O movimento acompanha uma mudança global em direção à regionalização da infraestrutura digital e reforça o papel das techs brasileiras no fortalecimento da soberania digital e no apoio à maturidade tecnológica do mercado corporativo.
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