
Personal leva 45 pontos no rosto ao defender mulheres e ser agredido por homem em bar
Rafael de Oliveira Rocha Faria, de 25 anos, é suspeito de agredir um personal trainer com um copo de vidro em bar em Águas de Lindóia (SP), no dia 21 de junho. Ele chegou a confessar as agressões em depoimento prestado no dia 11 de julho na delegacia de Vicente Pires, e responde em liberdade. [Veja mais abaixo]
Morador do Distrito Federal, ele é filho de empresário que possui uma loja de venda de automóveis em Vicente Pires (DF), e possui um vasto registro de antecedentes criminais.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp
Prisão por porte ilegal de arma (2021)
Em 2021, Rafael foi indiciado por lesão corporal culposa de trânsito, embriaguez ao volante e evasão de local de acidente. Ele colidiu seu veículo Audi com a fachada de uma serralharia e fugiu do local, abandonando o carro e sendo ajudado por seus pais.
Dois amigos dele, que estavam no carro, ficaram feridos: Lucas e Guilherme. (Lucas é coautor da agressão ao personal, em junho de 2025 – veja mais abaixo).
Intimado a depor, Rafael enviou um advogado em seu lugar. A Justiça autorizou a Polícia Civil a realizar busca e apreensão em sua casa. Lá, os policiais encontraram uma pistola da marca Luger, de calibre 9 mm. Rafael, então, foi preso em flagrante pelo crime de posse ilegal de munição de uso pessoal. Após pagar fiança no valor de R$ 5 mil, ele foi solto.
Embriaguez ao volante
Os investigadores chegaram à conclusão de que Rafael havia ingerido bebida alcóolica no dia do acidente e ele foi indiciado por lesão corporal culposa de trânsito, embriaguez ao volante e evasão de local de acidente.
Segundo o Tribunal de Justiça, o processo já foi julgado em primeira instância e atualmente tramita no TJ, após recurso apresentado pelo advogado do acusado, Jurandir Soares de Carvalho Júnior.
Injúria à médica (2024)
Rafael chegou a conseguir um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) no qual se comprometeu a prestar serviço comunitário. No entanto, durante este período ele cometeu nova infração penal de injúria.
Enquanto prestava serviço em uma unidade de pronto atencimento de Vicente Pires (DF), ele xingou uma médica, chamando-a de “arrombada”, “gorda” e dizendo que ela “deveria procurar serviço e ir para a academia”.
Após o ocorrido, o Ministério Público requereu a revogação do ANPP, que foi aceita pelo juiz André Silva Ribeiro.
“Demonstra-se que o investigado quando estava prestando serviços à comunidade, expressou palavras direcionadas aos profissionais de saúde que, em tese, aponta para a prática de crime de injúria, na data de 03/05/2024, na vigência do referido acordo”, apontou o juiz.
LEIA TAMBÉM
Personal leva 45 pontos no rosto ao defender mulheres de assédio e ser agredido com copo de vidro em bar de SP
‘Tudo por conta de um rapaz não saber lidar com não’, diz amiga de personal agredido ao defender mulheres de assédio
Agressão com copo de vidro (2025)
O personal Thiago Medeiros Ribeiro Mendes levou 45 pontos no rosto após agressões com um copo de vidro em bar de Águas de Lindóia (SP)
Arquivo pessoal
Em 21 de junho de 2025, Rafael de Oliveira Faria Rocha desferiu golpes com um copo de vidro contra o personal trainer Thiago Medeiros, de 32 anos, em um bar em Águas de Lindóia (SP).
Segundo a vítima, Rafael estava assediando duas mulheres e o personal interviu para que ele não continuasse a perturbá-las. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que Rafael golpeia Thiago com um copo de vidro, dezenas de vezes em direção ao seu rosto. [Imagens acima].
O amigo do agressor, Lucas Maris Cossich Furtado, também agrediu o personal trainer.
“Foi muito triste ter presenciado isso, ainda mais por querer apenas defender duas mulheres. Tudo por conta de um rapaz não saber lidar com um não”, disse uma testemunha.
Thiago Medeiros registrou boletim de ocorrência enquanto estava no hospital e, depois voltou para o Rio de Janeiro, onde mora. A investigações avançaram quando a 38ª Delegacia de Polícia do DP identificou o agressor.
Rafael de Oliveira Rocha Faria confessou a agressão quando foi ouvido no dia 11 de julho na delegacia de Vicente Pires.
O coautor Lucas Maris Cossich Furtado prestou depoimento no dia 16 de julho, de acordo com informações do delegado Pablo Aguiar, da 38ª DP do DF.
“Ele disse que não viu como começou a confusão porque estava no banheiro. Mas que, quando viu a briga, foi ajudar o amigo”, contou o delegado.
Ambos respondem em liberdade.
Indiciamento
O delegado Percival Bueno Netto disse ao g1 que aguarda o resultado de novos laudos complementares para realizar o indiciamento de Rafael de Oliveira Rocha Faria, apontado pela polícia como autor do crime.
“O agressor principal é réu confesso. Agora estou dependendo dos laudos complementares para indiciar por lesão corporal grave ou lesão corporal gravíssima”, afirmou o delegado.
A diferença se dá principalmente nas penas: enquanto para o crime de lesão corporal grave o réu pode ser condenado a cinco anos de prisão, na lesão corporal gravíssima a condenação máxima chega a oito anos.
LEIA MAIS
Delegado espera laudo para definir se suspeito será indiciado por lesão corporal gravíssima
Thiago Medeiros fará fará novo exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal na próxima semana. Após o resultado dos laudos complementares, que não têm prazo para conclusão, o delegado poderá definir o indiciamento do agressor.
O g1 tentou contato com a defesa de Rafael, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.
Medeiros defende que o crime pelo qual o agressor deveria responder é tentativa de homícidio. Segundo ele, os resultados dizem por si só: “vão ver que foram danos irreversíveis”.
“Ele teve a intenção de matar, desferindo mais de dez vezes o vidro, que é uma arma branca, em direção ao meu rosto. Poderia ter pegado na minha garganta, poderia ter pego na minha carótida, na minha vista. Eu já estava caído inconsciente no chão e ele continuou tentando me matar”, conta o personal trainer.
Polícia identifica homem suspeito de agredir personal dentro de bar em Águas de Lindóia
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas