Campus da UFT em Palmas
Poliana Macedo/UFT
Está disponível para os candidatos o cronograma da segunda edição da prova do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato) em 2025. O edital de abertura deve ser publicado no dia 30 de julho e as provas estão previstas para 19 de outubro.
O exame foi lançado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) para servir como meio para ingresso em cursos de graduação. Além da UFT, os candidatos também podem disputar vagas na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e no Instituto Federal de Educação (IFTO).
Segundo a UFT, o Exato não é um processo seletivo, mas uma prova de habilitação que não oferece vagas específicas. As instituições devem divulgar quadros de vagas, para o primeiro semestre letivo de 2026, utilizando a nota do Exato.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp.
Na UFT, metade das vagas devem ser disponibilizadas para participantes do Exato, e as demais por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As inscrições do Exato serão realizadas entre os dias 7 de agosto e 10 de setembro. A taxa é de R$ 70.
LEIA MAIS:
Balsa usada em garimpo ilegal de ouro é destruída e PM Ambiental aplica mais de R$ 170 mil em multas
Conforto, lazer e luxo: Pousadas atraem turistas para o Rio Araguaia na temporada de praias do Tocantins
Os estudantes interessados em pedir isenção terão os dias 7 e 8 de agosto para fazer a solicitação. Podem fazer a solicitação os estudantes que forem de baixa renda e estiverem inscritos no CadÚnico, além de indígenas e quilombolas.
Qualquer pessoa que esteja cursando ou que tenha concluído o Ensino Médio também pode fazer o Exato.
As provas serão aplicadas em todas as cidades que possuem campus de pelo menos uma das três instituições conveniadas, totalizando 14 municípios do estado.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.