
Preta Gil enfrentou câncer por dois anos e passava por tratamento experimental nos EUA
Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos. A cantora tratava um câncer do intestino desde 2023 e, em 2024, contou que encarava a morte com outro olhar após um conselho do pai, Gilberto Gil.
No início do tratamento, Preta passou por uma experiência de quase morte, após enfrentar uma sepse que a deixou muito debilitada. No programa “Conversa com Bial” em 2024, Preta contou que Gil disse algo que ela “demorou a elaborar”.
“Se estiver sendo muito pesado para você e se for sua hora, aceite. Se deixa ir. É muito ruim viver com esse incômodo dessa forma que você está lutando”, teria dito Gil para a filha.
De acordo com Preta, esse momento foi um “divisor de águas”, que fez com que ela tivesse menos medo do fim da vida.
“Refletindo naquelas madrugadas muito difíceis na UTI, fui me conectando com a energia da morte, que é de vida também. Eu comecei a pensar, porque era uma realidade. Eu sempre tive fé (…). Te digo que mudou. Hoje tenho menos medo da morte”, relembrou a cantora no “Roda Viva”, também em 2024.
“Não tenho mais aquela angústia. Mas a doença humaniza de verdade a morte, te aproxima muito da morte. E você faz uma desconstrução desse tabu”.
Gilberto Gil recebe sua filha e cantora Preta Gil na turnê Tempo Rei, realizado no Allianz Parque em São Paulo.
TECA LAMBOGLIA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO